metropoles.com

Conjunto de casas históricas do DF corre risco de desabamento, alerta MPDFT

Peritos do Ministério Público do DF e Territórios constataram que imóveis estão abandonadas e requisitaram informações sobre a preservação

atualizado

Compartilhar notícia

Divulgação/MPDFT
CASA
1 de 1 CASA - Foto: Divulgação/MPDFT

Peritos do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) constataram que as casas do Complexo Fazendinha, na Vila Planalto, sofrem com a ação das chuvas e do tempo, com risco de desabamento.

Dessa forma, a 1ª Promotoria de Justiça de Defesa do Meio e Patrimônio Cultural (Prodema) requisitou à Secretaria de Estado de Desenvolvimento Urbano e Habitação (Segeth) e à Secretaria da Cultura informações sobre medidas emergenciais de prevenção contra incêndio e desmoronamento.

O relatório apresentado pelos peritos sugere a necessidade de proteção emergencial, com escoramento e cobertura das edificações para proteger das chuvas e evitar danos maiores ao patrimônio.

O documento cita relatório da Subsecretaria do Patrimônio Cultural da Secretaria de Cultura, de dezembro de 2018, segundo o qual, embora tenham sido elaborados planos de preservação visando à manutenção do Conjunto Fazendinha, desde o tombamento do local, em abril de 1988, não foram feitas ações concretas que pudessem evitar o abandono das casas. Desde 2013, o Complexo Fazendinha é administrado pelo Governo do Distrito Federal.

De acordo com o relatório pericial do MPDFT, quatro das cinco casas apresentam características originais do que seria o acampamento da empresa Pacheco Fernandes Dantas.

Três estão vulneráveis devido à ação da chuva e correm o risco de desabar. As coberturas estão deterioradas, e as paredes, sem proteção. Além disso, em alguns pontos, escoramentos improvisados sustentam parte das coberturas.

Outro problema apontado pelos peritos é a falta de manutenção básica, como limpeza e pintura. Por se tratar de construções de madeira, são mais suscetíveis à ação do tempo, como chuva, sol e ventos. Portanto, necessitam de uma ação urgente dos órgãos competentes, com a adoção de métodos de conservação adequados.

0
Complexo Fazendinha

Também chamado de Acampamento Pacheco Fernandes, o complexo foi construído na década de 1950. Ocupa praticamente toda a quadra delimitada pela Rua Piauí, onde fica a entrada principal, a Avenida Pacheco Fernandes Dantas, a Rua dos Engenheiros e a Rua 10.

O conjunto arquitetônico compreende quatro casas de madeira. Uma quinta residência é utilizada pela Paróquia da Vila Planalto.

* Com informações do MPDFT

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?

Notificações