metropoles.com

GDF: Tokarski assume Meio Ambiente e Márcia Alencar perde secretaria

Diário Oficial do DF desta terça-feira (5/12) traz novas mudanças no alto escalão do governo local

atualizado

Compartilhar notícia

Felipe Menezes/Metrópoles
Brasília (DF), 06/11/2017 Lançamento Carnaval no ParqueLocal: Torre de TVFoto: Felipe Menezes/Metrópoles
1 de 1 Brasília (DF), 06/11/2017 Lançamento Carnaval no ParqueLocal: Torre de TVFoto: Felipe Menezes/Metrópoles - Foto: Felipe Menezes/Metrópoles

O governador Rodrigo Rollemberg (PSB) fez novas alterações na sua equipe. Além de preencher cargos vagos após a saída de partidos de sua base aliada, como PSD, PDT e Rede, o chefe do Executivo local tenta acomodar novos aliados e resolver problemas de relacionamento dentro da equipe.

Nesta terça-feira (5/12), o Diário Oficial do DF (DODF) traz alterações na alta cúpula das secretarias de Meio Ambiente, de Política para Mulheres e das Relações Institucionais e Sociais da Casa Civil.

Igor Tokarski assume como secretário do Meio Ambiente, cargo antes ocupado por André Lima, vinculado à Rede Sustentabilidade. Igor, que estava como adjunto da Secretaria de Relações Institucionais e Sociais da Casa Civil, dá lugar a Antônio Apolinário Rebelo Figueiredo, irmão do ex-ministro do Esporte dos governos Lula e Dilma Rousseff, Aldo Rebelo.  Ele ocupava o cargo de assessor especial de gabinete da Governadoria.

Apolinário é servidor de carreira do GDF e era homem-forte do PCdoB – ele deixou o partido em 2016. Em 2011, foi citado no depoimento do policial militar João Dias Ferreira, pivô da demissão do ex-ministro do Esporte Orlando Silva. Apolinário foi acusado de comandar a arrecadação de dinheiro por Organizações Não Governamentais (ONGs) pelo programa Segundo Tempo, articulado pela pasta. O político também atuou no governo de Agnelo Queiroz (PT) como Subsecretário de Investimentos Estratégicos e Negócios Internacionais.

Reprodução

 

A vaga de Apolinário será ocupada por Márcia de Alencar Araújo que, até ontem, era adjunta de Política para Mulheres, Direitos Humanos e Igualdade Racial da Sedestmidh. Joana D’arc Alves Barbosa Vaz de Mello assume a pasta.

Joana D’arc é advogada da União (AGU) e foi presidente da Associação Nacional dos Membros das Carreiras da Advocacia-Geral da União (Anajur). Joana e Márcia trabalharam juntas na Secretaria de Segurança Pública. A primeira como subsecretária de Segurança Cidadã e a segunda como titular da pasta.

Rollemberg tem trabalhado alianças para concorrer à reeleição. Após a saída da Rede Sustentabilidade, do PSD e do PDT, costura acordos com o Pros para assumir a Secretaria adjunta do Trabalho  e com o PSDB para ocupar boa parte dos cargos da Sedestmidh.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?

Notificações