Rede deixa base de Rollemberg e entrega cargos de chefia
Partido tomou decisão durante conferência neste sábado. Secretário de Meio Ambiente e presidente do Ibram deixam cargos
atualizado
Compartilhar notícia

Em conferência distrital realizada neste sábado (18/11), a Rede Sustentabilidade resolveu desembarcar da base do governo de Rodrigo Rollemberg. Com a decisão, o partido vai entregar os cargos de chefia que possui no Executivo local.
Devem ser atingidos pela medida a presidente do Instituto Brasília Ambiental (Ibram), Jane Vilas Bôas; o secretário de Meio Ambiente, André Lima; e o administrador do Lago Norte, Marcos Woortman.
A decisão não foi unânime, já que alguns dos membros do partido na capital defendiam a permanência no governo. Além disso, discutiu-se na conferência a possibilidade de uma campanha majoritária da Rede nas próximas eleições, ou ao Senado Federal ou ao Palácio do Buriti.O deputado distrital Chico Leite, único integrante do partido no DF com mandato, deve ser o candidato escolhido para disputar um dos cargos mais importantes.
O desembarque da Rede significa mais um baque para a gestão de Rodrigo Rollemberg. No último dia 10, o PSD, partido do vice-governador, Renato Santana, também deixou a base do governo.
A sigla, comandada na capital pelo deputado federal Rogério Rosso, estava em atrito com o governo desde o início da gestão Rollemberg, mas o estopim que levou à ruptura definitiva foi a negociação de bastidores que levou à saída do secretário de Justiça e Cidadania, Arthur Bernardes, da pasta. O PSD não aceitou perder o posto e partiu para a ofensiva.
Um mês antes, foi a vez de o PDT desembarcar do governo. Partido do presidente da Câmara Legislativa, Joe Valle, a legenda decidiu deixar a base em 11 de outubro, sob o argumento de que não concordava com a atual gestão à frente do Palácio do Buriti.