metropoles.com

DF terá quatro postos de vacinação contra Covid no Corpus Christi

Haverá pontos no Parque da Cidade, Ceilândia e Riacho Fundo I; QG do Exército será para aeroportuários e servidores do Ministério da Saúde

atualizado

Compartilhar notícia

Arthur Menescal/Especial Metrópoles
Vacinação no Parque da Cidade
1 de 1 Vacinação no Parque da Cidade - Foto: Arthur Menescal/Especial Metrópoles

O Governo do Distrito Federal (GDF) terá quatro postos para vacinação contra a Covid-19 no feriado de Corpus Christi (3/6). De acordo com a Secretaria de Saúde, os pontos no formato drive-thru funcionarão na Unidade Básica de Saúde 5 de Ceilândia, na UBS 1 do Riacho Fundo I e no estacionamento 13 do Parque da Cidade.

O posto montado no Quartel General do Exército (Setor Militar Urbano), na Praça dos Cristais, atenderá exclusivamente aeroportuários indicados pela empresa Inframérica e servidores da estrutura do Ministério da Saúde, com nome em lista.

Os postos vão funcionar de 9h às 17h. Na Praça dos Cristais, apenas no período noturno, de 18h às 23h. A vacinação será retomada normalmente a partir das 8h de sexta (4), mantendo-se em operação até as 17h.

No sábado (5) e domingo (6), a vacinação ocorrerá das 9h às 17h, como nos fins de semana anteriores.

Rodoviários

Nos três postos (Ceilândia, Riacho Fundo 1 e Parque da Cidade), no feriado, além dos grupos prioritários já autorizados, serão vacinados os rodoviários cujos nomes constem em lista elaborada pelo sindicato da categoria e enviada à Secretaria de Saúde.

A prioridade será para motoristas e cobradores, de acordo com a idade. A vacinação deles será de quinta a domingo: mil doses quinta, 600 na sexta, 1.200 no sábado e 1.200 no domingo.

Durante coletiva de imprensa nesta quarta (2), o secretário chefe da Casa Civil, Gustavo Rocha, também anunciou mudanças na vacinação de quem tem 59 anos. O GDF mudou as datas para esse público. O cadastramento e agendamento serão feitos nos dias 7, 8 e 9 de junho. E a vacinação começa na próxima quarta-feira (9).

59 anos sem comorbidades

Outra novidade é o estabelecimento de prazos para agendar e vacinar. Quem perder o agendamento e a vacinação, sem justificativa, vai perder a vez.

“Serão 18 mil doses para pessoas com 59 anos sem comorbidade. E como vai funcionar? No momento em que a Secretaria de Saúde abrir para agendamento, essas pessoas terão três dias para agendar. E, depois, terão até cinco dias para vacinar após a data agendada. Então, é importante que as pessoas tenham isso em mente. Assim, vamos evitar que muitas doses fiquem paradas e impeça uma rápida vacinação por idade”, explicou o secretário-chefe.

De acordo com Gustavo Rocha, quem não vacinou nesse período ou quem não agendou pode perder a dose, a não ser que justifique o motivo para a ausência. “Isso é simples de ser provado, basta uma comprovação do problema que ocorreu, basta apresentar a comprovação que essa pessoa será vacinada sem nenhum problema. Mas é importante a gente fixar esses prazos, porque temos que avançar mais rapidamente, que é uma determinação do governador”, frisou.

O gestor citou como exemplo o caso de uma pessoa que estiver viajando. Nessa situação, ela pode apresentar o comprovante da passagem. Ou quem está com Covid e precisar apresentar atestado médico.

Mais doses

Nesta manhã, o DF recebeu 74.250 doses da vacina contra Covid-19 da AstraZeneca. O avião com os imunizantes pousou em Brasília às 8h20. Na sexta (4), a capital receberá mais 8.190 doses da Pfizer, segundo informações do Ministério da Saúde.

Com isso, o Distrito Federal retomou a vacinação dos profissionais de educação. A imunização da categoria estava suspensa desde segunda-feira (31/5) por uma questão de logística, segundo a Secretaria de Saúde.

Antes, a vacinação dessa categoria estava sendo feita apenas na UBS 1 do Guará, de acordo com a convocação. A partir desta quarta-feira, os profissionais da educação terão quatro novos locais: UBS 2 da Asa Norte, UBS 1 da Asa Sul, UBS 2 do Cruzeiro e Estacionamento 13 do Parque da Cidade. O ponto de vacinação do Guará, saiu da lista.

Além disso, segundo a Secretaria de Educação, não há mais horário específico de agendamento, o trabalhador deverá comparecer entre 9h e 16h59 ao posto em que foi convocado. O profissional não será atendido em outro local e dia.

 

0

De acordo com a Secretaria de Saúde, todas as vacinas que chegaram nesta quarta serão usadas como D1 (primeira dose), sendo:

  • 60.183 para o grupo de pessoas com comorbidades e para pessoas com deficiência permanente;
  • 6.640 para trabalhadores da educação do ensino básico (o que sobra é o destinado para os 10% de perda técnica)

“A pasta reforça que uma porcentagem dessas doses será destinada ainda ao grupo de 59 anos sem comorbidades”, informou a SES, em nota. Além desta remessa, o DF espera receber na sexta-feira (4/6) um lote com 8.190 vacinas da Pfizer.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?