metropoles.com

Começa nesta quinta marcação de vacina para categorias da saúde do DF

Imunização dos novos profissionais contemplados se dará a partir da sexta-feira (26/3), de acordo com Secretaria de Saúde

atualizado

Compartilhar notícia

Gustavo Moreno / Especial para o Metrópoles
Vacina
1 de 1 Vacina - Foto: Gustavo Moreno / Especial para o Metrópoles

A Secretaria de Saúde inicia, a partir de 9h desta quinta-feira (24/3), o agendamento eletrônico para que novas categorias dentro da área de saúde e servidores do Instituto Médico Legal (IML) possam receber a primeira dose das vacinas contra a Covid-19 no Distrito Federal. A informação foi dada pelo secretário Osnei Okumoto, durante coletiva de imprensa realizada na última terça-feira (23/3).

A decisão atende pedido do governador Ibaneis Rocha (MDB) e beneficia diretamente as pessoas que, por força da atividade, ficam expostas diariamente à infecção pela Covid-19. A inclusão foi possível após pequeno percentual das remessas de doses dos imunizantes pelo Ministério da Saúde ser destinado para essas novas categorias, desde que a data fosse previamente agendada pelo site da Secretaria de Saúde.

De acordo com a pasta, serão imunizados a partir de sexta-feira (26/3) profissionais com registro nos conselhos e entidades representativas de biologia, nutrição, educação física, fisioterapia e terapia ocupacional, fonoaudiologia, psicologia, técnico de radiologia, enfermagem, medicina, odontologia, biomedicina, veterinária, serviço social, farmácia e agentes funerários.

A marcação da data pode ser feita por meio do portal vacina.saude.df.gov.br, onde o profissional poderá escolher dia, horário e local para receber o imunizante. A vacinação para esses profissionais será dividida em fases: a primeira, que ocorrerá entre os dias 26 e 30 de março, atingindo 26 mil profissionais, ou seja, 25% dos cadastrados. As fases seguintes serão definidas após o recebimento de mais doses. A cada nova fase, serão adicionados mais 10% do total de profissionais cadastrados.

Cadastro

A secretaria reforça que, durante o cadastro, caso o CPF do profissional não seja reconhecido pelo sistema, ele deverá procurar o órgão que o representa para atualização cadastral junto à Secretaria de Saúde.

No local de vacinação é necessário levar documento de identificação com foto, registro profissional, comprovante de agendamento e o cartão de vacina. Caso não tenha o cartão de vacina, um novo será feito no local.

No total, são 47 pontos de vacinas no Distrito Federal e, até o momento, a secretaria já recebeu 145.265 nomes de profissionais com registro ativos nos respectivos conselhos. Após uma análise nos dados, a pasta identificou que, deste total, 98.647 ainda não haviam sido vacinados.

 

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?