Inscreva-se no canal MetrópolesTV no YouTube
Janela Indiscreta

Com dois pretendentes, PSol deve realizar prévias para nome ao GDF

Keka Bagno e Raphael Sebba disputam internamente e, caso não haja unidade entre as vertentes, filiados farão a escolha pelo voto

Caio Barbieri25/01/2022 02:00, atualizado 24/01/2022 20:30
Compartilhar notícia

O Partido Socialismo e Liberdade (PSol) tem dois nomes como pré-candidatos ao Governo do Distrito Federal (GDF) nas eleições de outubro deste ano. Os postulantes representam vertentes internas diferentes da sigla.

O mais recente anúncio foi da assistente social Keka Bagno, a qual concorreu ao cargo de vice-governadora na chapa de 2018 encabeçada pela professora universitária Fátima Sousa. O sociólogo Raphael Sebba também está na disputa.

Keka é conselheira tutelar em segundo mandato e tem o apoio do deputado distrital Fábio Felix, primeiro candidato do partido a conquistar uma vaga na Câmara Legislativa (CLDF).

No caso de Sebba, o qual teve o a pré-candidatura lançada em novembro do ano passado, tem a preferência  da ex-deputada federal Maria José Maninha.

PSol lança pré-candidatura ao 1º mandato coletivo indígena da CLDF

Bandeiras sociais

A jovem afirma “atender a um chamado de mulheres, negras, povos de terreiro, LGBTI+ e das profissionais e usuárias das políticas de assistência social para trazer esses segmentos da população, as maiorias sociais, ao centro do debate político”.

Sebba acrescenta que pretende mirar nos problemas estruturais do DF e Entorno, como mobilidade urbana, falta de moradia, saúde precária e desigualdade social.

“Meu nome foi apresentado por pessoas envolvidas na luta há anos no DF e há seis meses construindo uma pré-candidtura que enfrente com coragem e responsabilidade as questões mais urgentes da população. O campo progressista se desconectou do sentimento popular e, por isso, tem se mostrado incapaz de enfrentar Ibaneis e o bolsonarismo de forma efetiva nas urnas. É preciso apresentar ao DF uma alternativa de esquerda que encante, mobilize e enfrente os debates que precisam ser enfrentados”, afirmou.

Com dois pretendentes, PSol deve realizar prévias para nome ao GDF - destaque galeria
4 imagens
Raphael Sebba tem apoio da ala integrada por Guilherme Boulos
Keka Bagno tem o apoio do deputado distrital Fábio Felix, o primeiro do partido a ter mandato na CLDF
Presidente do PSol-DF, Marivaldo Pereira elogia os dois nomes e diz que sigla buscará um entendimento para outubro
Raphael Sebba tem apoio da ala integrada por Guilherme Boulos
2 de 4

Raphael Sebba tem apoio da ala integrada por Guilherme Boulos

Keka Bagno tem o apoio do deputado distrital Fábio Felix, o primeiro do partido a ter mandato na CLDF
3 de 4

Keka Bagno tem o apoio do deputado distrital Fábio Felix, o primeiro do partido a ter mandato na CLDF

Presidente do PSol-DF, Marivaldo Pereira elogia os dois nomes e diz que sigla buscará um entendimento para outubro
4 de 4

Presidente do PSol-DF, Marivaldo Pereira elogia os dois nomes e diz que sigla buscará um entendimento para outubro

Perfis

Keka Bagno é sacerdotisa de umbanda, militante feminista, do movimento negro e também uma das lideranças da campanha Despejo Zero. Em 2019, ganhou prêmio da CLDF pela destacada atuação na área da infância e da juventude.

O sociólogo Raphael Sebba é formado pela Universidade de Brasília, faz mestrado em arquitetura e urbanismo e tem extensão universitária em Etnografia em Mídias Sociais pelo Instituto Brasileiro de Pesquisa e Análise de Dados (IBPAD).

É ativista, mobilizador de campanhas com causas sociais e foi candidato a deputado distrital nas eleições de 2018, quando obteve pouco mais de quatro mil votos.

“Em breve, o partido decidirá de maneira democrática quem pode apresentar nosso programa de maneira mais competitiva e colocar as pautas do povo no centro do debate público”, afirmou.

Procurado pelo Metrópoles, o presidente do diretório regional do PSol, o advogado Marivaldo Pereira, afirmou que a tendência do partido é buscar um entendimento sobre quem representará melhor a sigla nas próximas eleições.
“Como presidente do partido, os dois companheiros são fantásticos e é um privilégio muito grande militar ao lado deles e de ter a possibilidade de tê-los como candidatos ao governo do DF. O partido agora vai se reunir para estabelecer um procedimento para a escolha do melhor nome que vai nos representar em outubro de 2022”