metropoles.com

CLDF entra com recurso contra liminar que suspende trabalho presencial

A ação da Câmara Legislativa do DF pedindo imediata suspensão da liminar foi protocolada na tarde desta sexta-feira (4/2)

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
JP RODRIGUES/METRÓPOLES
Plenário da CLDF
1 de 1 Plenário da CLDF - Foto: JP RODRIGUES/METRÓPOLES

A Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) entrou com recurso na Justiça contra a decisão que determinou a suspensão dos trabalhos presenciais na Casa. A ação da Câmara pedindo imediata suspensão da liminar foi protocolada na tarde desta sexta-feira (4/2).

No recurso, a Procuradoria-Geral da CLDF argumenta que “os danos causados pela interferência da decisão agravada na autonomia do Poder Legislativo distrital são de grande evidência, prejudicando o funcionamento da CLDF e dificultando sua atuação na gestão dos efeitos da Pandemia”.

Liminar

O Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT) atendeu pedido do Sindicato dos Servidores do Poder Legislativo e Tribunal de Contas do Distrito Federal (Sindical) e determinou a suspensão dos trabalhos presenciais na CLDF nessa quinta-feira (3/2).

A ação do sindicato pedia imediato estabelecimento do trabalho remoto “de todos os servidores que se encontravam nesse regime de trabalho em 2021, de modo a manter unicamente em regime de trabalho presencial as atividades essenciais assim declaradas por ato motivado de cada uma das instâncias supervisoras dos trabalhos da CLDF (quais sejam: Presidência, Vice-Presidência, Primeira-Secretaria, Segunda Secretaria e Terceira-Secretaria) por um período não inferior a dois meses”.

No texto, a juíza Mara Silda Nunes de Almeida pontua que “não se sabe o motivo da revogação das medidas preventivas justamente no período de recrudescimento da pandemia, mas o Estado e o empregador devem adotar medidas para prevenir a saúde dos servidores e da população em geral (que circulam ou podem circular pela câmara legislativa), mas esses atos não observaram esse comando constitucional”.

“Assim, tem-se que os atos impugnados devem ser suspensos com o restabelecimento dos atos anteriores até decisão final de formar a preservar a saúde dos servidores e cidadãos que circulem pelo espaço da Câmara Legislativa“, diz a decisão da 8ª Vara da Fazenda Pública do DF. “Em face das considerações alinhadas defiro a liminar para determinar a suspensão dos atos da mesa diretora da Câmara Legislativa nº 134 e 135 de 2021, com restabelecimento dos atos anteriores, até decisão final”, conclui a magistrada.

Veja a decisão:

Justiça determina que CLDF suspenda trabalho presencial by Metropoles on Scribd

 

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?