Pernil assado com abacaxi: receita suculenta agrada toda a família

De preparo simples, prato pode ser servido com batatas ou ainda um purê e farofa

atualizado 25/02/2021 17:30

Pernil assadoDivulgação

Nada como um assado para animar a refeição da família ou dos amigos nos fins de semana. E fica a dica para essa receita: o que sobrar dá um excelente sanduíche! Bom apetite!

Ingredientes

– azeite extra virgem à gosto
– 1,5 kg de pernil de porco sem osso
– Sal, pimenta, pimentão doce e alho esmagado à gosto
– 1 copo de vinho branco
– 1L de suco de abacaxi
– 1 abacaxi maduro
– 50g de açúcar mascavo
– Tomilho à gosto

Preparo

Tempere o pernil com sal, pimenta, pimentão e o alho esmagado. Esfregue bem a carne com esta mistura. Regue o pernil com suco de abacaxi, o azeite e o vinho branco e deixe marinar (de preferência de um dia para o outro).

Pré-aqueça o forno a 180ºC. Forre uma forma com folhas de alumínio (suficientemente compridas com as quais consiga embrulhar o pernil) e coloque-o em cima das folhas e em seguida cubra o pernil com fatias finas de abacaxi sem casca e o embrulhe com o papel alumínio. Leve ao forno a 180ºC por cerca de 2 horas.

Ao fim de duas horas, desembrulhe o pernil e o deixe no forno para que fique dourado, pincelando ou regando com o próprio suco da carne. Enquanto o pernil termine de dourar, corte o restante do abacaxi em cubos pequenos, aqueça o azeite em uma frigideira, junte o abacaxi em cubos, salteando por alguns minutos e acrescente o açúcar, deixando que este derreta e caramelize ligeiramente o abacaxi e polvilhe com tomilho.

Sirva o pernil fatiado com o abacaxi em cubos caramelizados ao lado do pernil e uma salada.

Receita cortesia de Gallo.

Últimas notícias