Muito mais cremoso: faça a receita do cheesecake de iogurte grego

Uma das tortas mais adoradas ganha textura nova com a adição do iogurte

cheesecake de iogurte gregoReprodução / Food Network

atualizado 20/03/2020 11:35

No chá da tarde ou na sobremesa, cheesecacke é uma ótima pedida. Esta receita traz um adicional de cremosidade, utilizando o iogurte grego. Veja o passo a passo de como fazer:

Ingredientes

– óleo em spray
– 2 xícaras de chips de pita com canela e açúcar, levemente triturados
– 2 colheres de sopa de manteiga sem sal derretida
– 1 pote de 480 g de iogurte grego desnatado sem sabor
– 225 g de cream cheese com baixo teor de gordura em temperatura ambiente
– 3 ovos grandes
– 3/4 xícara de açúcar
– 1/4 xícara de farinha
– 1 colher de chá de extrato de baunilha
– 1 colher de chá de raspas de limão siciliano
– Sal
– 2 xícaras de mirtilos congelados
– 3/4 xícara de suco de abacaxi sem açúcar
– 1 colher de chá de gelatina sem sabor

Preparo

Posicione a grade no centro do forno e o aqueça a 160 °C. Unte uma fôrma de 22 cm com óleo em spray. Forre o fundo e as laterais da fôrma com um grande pedaço de folha de papel alumínio e coloque a fôrma sobre uma assadeira com borda. Coloque os chips de pita em um processador de alimentos e pulse até quebrá-los. Adicione a manteiga e processe até que as migalhas estejam úmidas. Pressione as migalhas na parte inferior e em cerca de 1,5 cm nas laterais da fôrma preparada. Asse por cerca de 5 minutos até que a massa esteja ligeiramente seca na aparência e perfumada. Deixe esfriar completamente.

Enquanto isso, combine o iogurte, o cream cheese, os ovos, o açúcar, a farinha, a baunilha, o limão e 1/2 colher de chá de sal em um processador de alimentos e processe até ficar bem misturado e com textura lisa. Despeje sobre a crosta pré-assada e asse por 40 a 50 minutos até o centro estar firme. Deixe esfriar completamente em uma grade de metal, depois cubra e esfrie na geladeira por pelo menos 3 horas ou durante toda a noite.

Enquanto isso, coloque os mirtilos e o suco de abacaxi em uma panela média e deixe ferver. Reduza o fogo e cozinhe por 5 minutos e então remova do fogo. Polvilhe a gelatina sobre 1 colher de sopa de água em uma tigela pequena e deixe repousar por 5 minutos. Adicione a gelatina dissolvida na mistura de blueberry quente. Transfira a mistura para uma tigela média, cubra e refrigere por cerca de 3 horas até engrossar.

Depois de resfriar o cheesecake, remova o anel da fôrma. Fatie e sirva acompanhado da calda de blueberry. Se a calda estiver muito grossa, reaqueça-a no microondas por 20 segundos por vez antes de servir sobre o cheesecake.

Fonte: Food Network.

Últimas notícias