IFB lança concurso de gastronomia com ingredientes típicos do Cerrado

Segunda edição da Jornada Nacional do Conhecimento Sabores e Saberes é gratuita e online

atualizado 17/08/2020 19:22

Castanha de baru e a semensteReprodução/ IFB

Até o dia 11 de setembro, o Instituto Federal de Brasília (IFB) realizará a segunda edição da Jornada Nacional do Conhecimento Sabores e Saberes do Cerrado. A iniciativa será realizada pela área de Gastronomia do Campus Riacho Fundo, e tem como objetivo promover reflexões e debates sobre sociobiodiversidade, com convidados de diversas áreas do conhecimento.

Devido às restrições impostas pela pandemia do novo coronavírus, o evento terá um novo formato e será realizado totalmente online. A iniciativa inclui aspectos de interdisciplinaridade sobre o Cerrado. Além da gastronomia, a coordenação da área de Geografia também será envolvida.

1° Concurso de Receitas do Cerrado

Com o intuito de incentivar cozinheiros amadores e profissionais no uso de especiarias do Cerrado, será realizado o 1° Concurso de Receitas do Cerrado. Uma das condições para participar do concurso é utilizar-se do baru – espécie nativa do bioma – como item obrigatório da receita.

O resultado final do concurso será no dia 11 de setembro, data alusiva ao Dia do Cerrado. Para os vencedores de cada categoria, a premiação inclui kit com produtos da Central do Cerrado e o livro Frutos do Cerrado: 100 espécies atrativas para o Homo Sapiens, do biólogo Marcelo Kulhmann.

Entre os destaques do júri estão Madalena Soares, técnica em Agropecuária pelo IFB, extrativista, agricultora familiar e assentada da reforma agrária; o chef Lucas Corazza, considerado um dos mais renomados chefs patissier do Brasil da atualidade. É confeiteiro e, é um dos jurados do reality show Que Seja Doce, no canal GNT; e a chef Ieda de Matos, do Instituto Brasil a Gosto, dona do restaurante Casa de Ieda, em São Paulo, nascida e criada na roça na Chapada da Diamantina, na Bahia.

Os interessados poderão fazer as inscrições através do formulário disponível no site do evento. O cadastro poderá ser feito até 25 de agosto.

Confira a programação completa:

Dia 18/8, às 17h

Aula-show com a chef e proprietária do restaurante Casa de Ieda (SP), Ieda de Matos.

Dia 25/8, às 17h

Aula-show com o professor de Culinary Arts do Culinary Institute of America (CIA at Greystone) e autor do livro The Brazil Project, Almir da Fonseca.

Dia 1/9, às 17h

Aula-show com o chef e proprietário do restaurante Conca Cozinha Original (DF), Diego Badra.

Dia 9/9, às 17h

Webnário Bioeconomia e agregação de valor às cadeias produtivas agrícolas, com o Diretor-Chefe da Unidade Embrapa Alimentos e Territórios, João Flávio Veloso, e o Professor Sênior do Programa de Ciência Ambiental do IEE/USP, Ricardo Abramovay.

Dia 9/9, às 18h30

Webnário “Desafios e oportunidades para os produtos da sociobiodiversiade do Cerrado”, com a administradora e gestora da COPABASE (Arinos/MG), Dionete Barbosa, e a ecóloga, mestre em Ecologia pela UnB e coordenadora do Programa Cerrado e Caatinga no ISPN, Isabel Figueiredo.

II Jornada do Conhecimento de Sabores e Saberes do Cerrado

De 11 de agosto a 11 de setembro. Inscrições para o 1º Concurso de Receitas do Cerrado até o dia 25 de agosto no site do evento

Últimas notícias