metropoles.com

Veja dicas de como escolher os hortifrútis nas gôndolas dos mercados

Frutas, legumes, hortaliças: qual é o melhor modo de selecionar adequadamente o que comprar?

atualizado

Compartilhar notícia

Pixabay
gôndola de mercado
1 de 1 gôndola de mercado - Foto: Pixabay

Dúvida frequente entre muitas pessoas com estilos de vida variados, a escolha de frutas, legumes e hortaliças faz a diferença na cozinha.

Este artigo chega para sanar essas dúvidas. Criei um guia de como eleger alguns dos itens mais encontrados nas gôndolas e consumidos pelos brasileiros.

Uma dica geral que já posso adiantar é: confira os itens da estação. É comum as centrais de abastecimento de cada cidade divulgarem essa informação em sites ou nas redes sociais. Os produtos da estação são mais frescos, saborosos, nutritivos e baratos. Além de terem menos agrotóxicos. De toda forma, dê sempre preferência aos orgânicos.

Abacaxi

Muitas técnicas furadas envolvem o abacaxi. A de puxar uma pétala da coroa e ver se ela se solta é bastante controversa. A cor também pode guiar para o lado errado. Mas infalível, de fato, é o aspecto da casca: quanto mais aberta, mais maduro o fruto está. Observe as “pontinhas” dos gomos: elas devem estar bem separadas.

0
Abacate

A casca lisa (ou não) não quer dizer muita coisa, depende da espécie do abacate. O ideal é você, com bastante cuidado, dar uma leve pressionada na casca. Quanto mais macio, mais maduro. Eu recomendo comprar aqueles que estejam levemente macios, para consumir no dia seguinte, pois os já maduros normalmente ficam muito machucados por ficarem empilhados.

Banana

Muito mais gente do que parece tem dúvidas sobre como escolher bananas. Mas a solução é fácil! A banana está própria para consumo quando começam os pontinhos pretos em sua casca. Entretanto, cuidado com as manchas pretas: elas indicam machucados. Casca lisa e amarelona ainda é sinal de fruta verde. Evite pencas que estejam soltando pedaços.

Coco

Deve fazer barulho de oco ao bater nele, porém, se você o sacode e ouve barulho de água, quer dizer que há muito ar. Quanto mais cheio de água o coco é, menos barulho fará ao sacudir.

Limão e laranja

Características semelhantes: não devem estar macios, isso indica maturação em excesso. A casca deve estar lisa e brilhante, indicando bastante suco.

Mamão e melão

O mamão é bem fácil: busque casca amarelada, aroma intenso e poucos machucados. Um fruto assim está ideal para o consumo. Porém pode ser comprado um pouco mais verde e embalado em papel pardo ou jornal até que finalize a maturação. Já a técnica mais confiável para o melão é dar uma leve apertada na marca do caule. Se estiver macia, está próprio ao consumo.

Pêssego, ameixa e manga

Esses enganam muito pela cor, mas a forma de saber é pela textura. Com delicadeza deve-se dar uma leve apertada: se ceder um pouco, mas mantiver a firmeza, está na maturação perfeita. O aroma também é um excelente indicativo: quanto mais perfumadas, mais doces e maduras.

Melancia

Essa também é chatinha e vai da experiência. A casca deve estar lisa e brilhante e o som precisa ser abafado ao dar uma batidinhas na fruta. Quanto mais “oco” o som, mais dura ela está por dentro e, consequentemente, verde.

Figo

Não aperte, ele é extremamente delicado. Observe a casca. Ela deve estar arroxeada e com pequenas rugas (não chegando a aparentar murcho).

Goiaba

Queridinha do brasileiro, deve estar perfumada e não completamente firme ao toque, relativamente fácil de apertar.

Brócolis, hortaliças em geral

Todas as folhagens e ramos têm uma característica em comum: não devem estar amarelados. Isso é indicativo de terem saído do ponto. Opte pelos produtos bem verdes, sem muitos machucados de insetos e com folhas firmes.

Batata, alho e cebola

Embora não sejam parentes, as três possuem características semelhantes e que precisam ser observadas: devem estar firmes, sem machucados e, principalmente, sem brotos. Quando qualquer uma delas começa a brotar, há a liberação de toxinas em seu interior. Evite.

 

Compartilhar notícia