metropoles.com

Superdicas para congelar carnes, ovos, peixes, frutos do mar e frango

Você também tem dúvidas sobre o processo de congelamento das proteínas animais? Se sim, veja essas dicas para conservar sabor e texturas

atualizado

Compartilhar notícia

Foto: Getty Images
Freezer
1 de 1 Freezer - Foto: Foto: Getty Images

Na última semana, compartilhei dicas de como armazenar queijos em geral e surgiu a dúvida: e outras proteínas animais? Bom, se você também fica inseguro sobre como congelar peixes, frutos do mar, carnes vermelhas e ovos, leia este artigo.

Algumas questões são comuns a todos: sempre faça o descongelamento na geladeira e não ao ar livre, isso garante uma menor proliferação de bactérias e inclusive permite que você congele o item uma segunda vez se não manusear. E atenção: nunca é recomendado lavar carnes.

0

Peixes e frutos do mar
Para ambos o cuidado é razoavelmente o mesmo, e deve ser grande pois eles são muito perecíveis. Sempre que manusear peixes e frutos do mar, cuide para que o faça no menor tempo possível. Caso vá armazenar na geladeira, dê preferência para o uso de recipientes com gelo.

Para o consumo de peixes e frutos do mar crus, opte apenas pelos mais frescos e de procedência conhecida. Após preparados, consuma no máximo em 24 horas, por garantia. Caso sejam congelados, cuidado ao regenerar, pois podem passar um pouco do ponto e ficarem com textura borrachuda.

Caso use o micro-ondas, dê preferência para um aquecimento mais longo, porém com potência mais baixa.

Ovos
Esses são mais complicados. Se quiser congelá-los, recomenda-se tirar da casca. Separar a clara da gema também é uma boa ideia (depois, para referência, pode-se considerar uma clara 40g e uma gema 15g, em média). A textura do ovo provavelmente não será mais a mesma, porém seu uso para preparos não fica comprometido.

Já se o objetivo é usar os ovos em preparos já prontos, como omeletes, cozidos e fritos ressalto que eles não regeneram bem. Isso se deve ao altíssimo teor de água dos ovos. No congelamento, a água cristaliza e a textura fica arenosa.

Carne vermelha
Seja carne bovina, suína, cordeiro e outras, as regras são bem semelhantes. Se cruas, duram no máximo três dias resfriadas e bem armazenadas (em potes ou sacolas herméticas). Congeladas, com procedência, até três meses.

Caso sejam preparadas, resfrie-as rapidamente (o ideal é já dentro da geladeira ou freezer). Se não for congelar, a duração é de dois dias, com segurança. Congelando, também, até três meses.

Caso as carnes exijam um ponto, deixe sempre um pouco abaixo dele, para quando reaquecer, ela não fique cozida em excesso.

Não recomendo preparos com carnes cruas que já tenham sido congeladas. O ideal é que elas sejam frescas, vendidas a vácuo e resfriadas.

Aves
Segue-se mais ou menos a mesma linha da carne vermelha, com a diferença de que ela dura menos tempo na geladeira se estiver crua. É necessário observar se seu odor não está forte ou se não se formou uma estrutura gelatinosa em sua superfície.

São proteínas adequadas para serem servidas completamente cozidas.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?