O cozinheiro Henrique Fogaça dá cinco dicas para ser um MasterChef

O chef compartilha algumas dicas do curso realizado pela plataforma Curseria

atualizado 07/05/2018 8:13

Divulgação

Aprender a cozinhar bem não é algo que acontece do dia para noite. São necessárias algumas técnicas que só quem pratica a arte constantemente conhece. Pensando nisso, Henrique Fogaça foi convidado pela plataforma Curseria para compartilhar conhecimentos no curso Cozinhe com Fogaça. O Metrópoles mostra cinco ensinamentos do chef:

1 – Mise en place: organização é essencial
Antes de começar a cozinhar, é necessário separar utensílios (panelas, talheres e recipientes) e preparar (limpar, cortar) ingredientes que serão utilizados. Tudo precisa estar à vista.

2 – Descubra o potencial dos ingredientes
O chef indica muita pesquisa para conhecer qualidade e harmonização dos ingredientes. “Não adianta você ser o melhor cara da cozinha e não ter um ingrediente de boa qualidade”, explica Fogaça.

3 – Aposte em bons caldos e fundos
É preciso praticar a técnica de fundos e caldos, importante para o sabor das receitas. Caldos de legumes, carne, frango e peixe são elementos essenciais para todos os cozinheiros. A base normalmente consiste em uma mistura de vegetais: cebola, cenoura, salsão e alho-poró.

4 – Coloque a mão na massa e acerte o ponto da carne
Outra técnica que um cozinheiro deve saber é a preparação da massa fresca. Torna-se fundamental dosar a proporção correta dos ingredientes para que não fique nem seca nem líquida. Além disso, os pontos corretos de cada tipo de carne também são importantes, bem como as variações de harmonização de produto bovino e suíno.

5 – Pratique! Vá para o fogão!
A prática é essencial para mandar bem na cozinha. É necessário dominar desde receitas clássicas e simples a ousadas. Praticar receitas de chefs experientes é um ótimo primeiro passo.

Mais lidas
Últimas notícias