*

Famosa no mercado de decoração de bolos, a técnica conhecida como flower cake ganhou mais evidência com o casamento real entre o príncipe Harry e a atriz Meghan Markle, ocorrido em maio deste ano. O método, que pode ser feito com chantilly, glacê real e creme de manteiga, aparece como umas das tendências de casórios, aniversários, batizados e festas de fim de ano.

Tingidos com corantes, os cremes são manuseados por uma espátula para criar flores rústicas e até desenhos de pessoas. Segundo uma das principais especialistas em confeitaria da cidade, Maria de Fátima, da Maria de Fátima Cake Designer, a técnica vem sendo utilizada há mais de três anos em Brasília e agora chegou ao auge.

O objetivo é fazer as flores da maneira mais realística possível. Pétalas naturais também podem ser usadas na decoração"
Maria de Fátima
Reprodução/ Twitter

Bolo do casamento real do príncipe Harry e Meghan Markle

 

A técnica exige preparo e treino dos confeiteiros. Os resultados em alguns modelos são surpreendentemente reais. No casamento de Harry e Meghan, a cozinheira Claire Ptak optou pela flor de sabugueiro de verdade na ornamentação do bolo de limão.

A cake designer Amélia Lino, que dá aulas na Europa e no Brasil, desenvolve a técnica de desenhar flores com pasta americana, chantilly e buttercream.

Divulgação

 

Após abandonar carreira no direito, ela passou a se dedicar à atividade de confeiteira. Atualmente, é professora titular na Korea Design Cake Art Association. “Saber combinar tons é essencial para deixar o trabalho mais natural”, indica.

Técnica coreana
Sucesso nas redes sociais, o glossy buttercream, ou creme de manteiga translúcido, tem feito sucesso na internet.

Funciona como uma massinha à base de manteiga e é perfeita para decorar os bolos com desenhos delicados, principalmente de flores. O resultado é hiper-realista. Inventada na Coreia do Sul por GG Cakraft, a técnica patenteada ganhou fama graças à resistência ao calor.

O creme de manteiga tradicional precisa de temperaturas baixas (geralmente, em cozinhas com ar-condicionado e utensílios metálicos) para ser manipulado, pois facilmente se dissolve. Outros tipos de decoração firmes não conseguem atingir uma textura suave e leve. O glossy buttercream aparece justamente para unir as duas coisas. O resultado é um creme bem-encorpado, aveludado e resistente a altas temperaturas.