*

Localizado na Cidade de Goiás (GO), o Dedo de Prosa Café & Bistrô está roubando a cena durante a 20ª edição do Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental, o Fica. Isso porque a chef Juscely Rodrigues conquistou os paladares mais exigentes com uma maneira criativa de utilizar os tradicionais ingredientes do Cerrado.

Em sintonia com os ensinamentos sustentáveis do Fica 2018, Fran – como é conhecida pelos clientes – chama atenção com receitas criadas a partir da reutilização de alimentos que, normalmente, iriam parar na lixeira.

É o caso do hambúrguer de casca de verduras, com o qual a chef venceu o circuito gastronômico do Festival Bananada em 2017. Intitulado Big Monster Green, o sanduíche vegano leva pão de rúcula, dois hambúrgueres feitos com grão de bico e cascas de legumes (das sobras dos preparos do almoço do dia), queijo de inhame e salada.

 

O Fica traz ensinamentos muito importantes, e nós, da Cidade de Goiás, devemos ser os primeiros a dar o exemplo e lembrar que cada um de nós é parte do problema ambiental e das toneladas de alimentos que são jogados fora diariamente"
Juscely Rodrigues

Outro destaque do cardápio é o espaguete de maracujá e gengibre, servido com molho branco feito de leite de baru e queijo de inhame. Ou, ainda, a tartelete de casca de beterraba recheada com quiabo ao molho de abóbora cabotiá, um dos mimos do restaurante. “Aqui, no interior, as pessoas não estão muito acostumadas com esse tipo de manejo dos condimentos e estranham no começo. Mas, depois de provar, gostam muito”, explica.