Esfriou! Aprenda truques para fazer sopas e caldos deliciosos

O inverno ainda não começou, mas as temperaturas caíram em boa parte do país e o melhor jeito de se esquentar é com uma sopa gostosa

Sopa EslavaDivulgação

atualizado 01/06/2020 13:17

Estamos a quase um mês do inverno, mas as temperaturas já caíram em boa parte país, então que tal espantar o frio aprendendo a fazer sopas e caldos? Seguem algumas dicas que vão ajudar a deixar as misturas mais gostosas.

Respeite o tempo dos alimentos

Sopas, caldos e cozidos precisam ter seu tempo respeitado, logo não é uma boa ideia abrir mão de um cozimento longo em baixa temperatura em prol de algo mais rápido na panela de pressão. Altas temperaturas fazem perder certas nuances dos ingredientes, além de alterar a textura dos mesmos. Dê preferência ao fogo baixo após levantar a fervura e não tenha medo de cozinhar por mais de duas horas, caso tenha proteínas animais.

Conheça as bases

Todas as sopas mais espessas têm uma base, normalmente algum tubérculo como batata, mandioca ou mandioquinha. Ela é cozida com os outros itens da sopa e depois processada, para dar ponto. Em outros casos pega-se parte do próprio conteúdo do caldo para processar e dar textura. Caso você deseje que seja uma sopa mesmo, mais líquida, não é necessário fazer esse processo.

Caso esteja fazendo um creme, como de abóbora, ervilha, milho e outros, sugiro que, depois de processado, acrescente duas xícaras de água e mais do seu elemento principal (ervilhas, cubos de abóbora, milho) e deixe cozinhar por mais 20 minutos para adicionar textura.

0
Refogue antes de acrescentar água

Seja de carne, de legumes, aproveite o caramelizado dos elementos, que avivam muito mais os sabores dos ingredientes. Doure em um fio de azeite antes de acrescentar a água. Isso confere um sabor muito mais complexo às suas sopas e cremes, mas deixa o caldo mais turvo.

Cuidado com o sal

O sal deve ser colocado em pequena quantidade no início, apenas para reforçar os sabores, pois este apura ao longo da cocção, podendo se tornar muito salgado. Deixe para ajustar o tempero antes de servir.

Ervas e especiarias podem se evidenciar demais

Caso vá utilizar ervas frescas, cuidado com a quantidade. Como a cocção é longa, seus sabores podem ficar muito evidentes e desequilibrados. Dê preferência para acrescentá-las ao fim da cocção, nos últimos 20 minutos. O mesmo vale para especiarias, que podem dar um toque muito especial ao preparo, porém devem ser adicionados dentro de algum pano, como o tradicional bouquet garni, para que possam ser removidas depois de cerca de 15 minutos.

Deixe os sabores se assentarem

O ideal de uma boa sopa ou caldo é que ele seja feito horas antes de ser servido, para que seus sabores se estabilizem. Guarde na geladeira, sem tampar, coberto por um papel filme com furos. Na hora de servir, aqueça mexendo para que a temperatura se distribua bem.

Últimas notícias