*

O Congresso Nacional Abrasel chega à sua trigésima edição com uma comemoração mais que especial: os 30 anos de carreira de Francisco Ansiliero e as duas décadas de funcionamento do Universal Diner, de Mara Alcamim. Os dois chefs serão homenageados num jantar magno que encerrará o evento, no próximo dia 16. Com o tema “Uma paixão e duas histórias”, a refeição vai acontecer no restaurante de Mara, e a organização já adiantou: a sobremesa ficará sob os cuidados da badalada confeiteira Carole Crema.

Durante os três dias de congresso, de 14 a 16 de agosto, os três chefs se unirão a nomes como Ivan Ralston, Danielle Dahoui, André Castro, Gil Guimarães e Lui Veronese, entre muitos outros. Os profissionais vão ministrar aulas-show, além de apresentar tendências gastronômicas dos principais restaurantes do país. Segundo Georges Schnyder, da Prazeres da Mesa, um dos organizadores do evento, a fala de Dahoui “é a palestra imperdível do Congresso”.

Outra presença muito cara à organização é a de Ivan Ralston, do Tuju, em São Paulo. “É uma grande honra trazer o chef do ano para o evento. Ele sai muito pouco do restaurante, a vida dele é aquilo lá. Ele traçou um caminho muito importante em busca da cultura e dos sabores brasileiros”, define Schnyder. Também na seara da gastronomia, uma atração muito esperada do evento é O Melhor da Cidade: a cada dia, 10 cozinheiros de Brasília apresentam suas melhores criações.

Nem só de chefs conhecidos se faz o evento, no entanto. O deputado federal Rogério Marinho (PSDB-RN) será o primeiro painel do dia 15, e vai falar sobre como a reforma trabalhista mudou o cenário da gastronomia e sobre os principais avanços para o setor desde os primeiros meses da mudança, além dos desafios no entendimento e na implementação das novas regras.

O diálogo com o consumidor também norteia debates do evento: as executivas de transformação digital da Coca-Cola Adriana Knackfuss e Viviane Calação vão falar sobre revolução digital, novos consumidores e o impacto sobre as empresas brasileiras do setor. Outra palestra bastante esperada é a de Renato Meirelles, presidente do instituto de pesquisa Locomotiva, sobre o perfil do cliente – sobre o qual o empresário mal desconfia. A programação completa do congresso pode ser visualizada no site.

30º Congresso Nacional Abrasel – Mesa ao Vivo Brasília
Abertura em 14 de agosto, às 19h30, no Centro de Convenções Brasil 21
15 e 16 de agosto, das 9h às 20h, no Centro Universitário IESB – Campus Asa Sul (613/614 Sul). Ingressos: de R$ 88 a R$ 400