*

A culinária italiana sempre despertou interesse no mundo inteiro, sendo uma das mais apreciadas por seus ingredientes e sabores. Pensando nisso, o governo da Itália lançou neste ano a 3ª edição da Semana da Cozinha Italiana no Mundo, que terá uma programação especial em Brasília entre os dias 27 e 29 de novembro.

A ação, promovida pelos ministérios das Relações Exteriores, dos Bens Agrícolas e da Educação, tem como objetivo promover as tradições culinárias e enogastronômicas do país, que formam sua identidade cultural e levam sua imagem para todo o mundo.

No Brasil, o festival será organizado pela Embaixada da Itália e terá como tema principal “La cucina al tempo dei Borbone, passeggiata nella storia culinaria del Regno delle Due Sicilie”, que comemora a influência da imperatriz napolitana Teresa Cristina de Bourbon na cultura brasileira.

O evento contará com a presença da chef italiana Flavia Pantaleo, que virá ao Brasil exclusivamente para a iniciativa.

Pantaleo é especializada na cozinha napolitana, romana e siciliana e autora do livro La Cucina dei Pasticci e dei Timballi, além de atuar como professora, participar de programas televisivos e ser uma das fundadoras da rede Le Cesarine, que reúne italianos apaixonados pela cozinha.

A programação da Semana inclui uma aula que será ministrada na embaixada no dia 27, com degustação de um doce italiano chamado Babà. O evento será gratuito e aberto ao público, mas com vagas limitadas. Já no dia 28, a chef realizará uma “master class” com degustação de pratos da culinária italiana aos estudantes de gastronomia do Iesb.

No entanto, a embaixada distribuirá alguns convites de cortesia em seu perfil no Instagram para quem tiver interesse em participar. Por fim, no dia 29 está previsto um jantar de encerramento com o tema da Semana.

Mais informações podem ser encontradas no site da embaixada.