Artigo: você conhece os efeitos estranhos dos alimentos comuns?

Dificuldade para dormir, urina malcheirosa, melhora na musculação... tudo com ingredientes cotidianos

iStockiStock

atualizado 01/03/2019 17:16

Alguns alimentos trazem efeitos bem bizarros para o corpo humano. Uns já eram conhecidos, pelo seu caráter imediato, como mudança de coloração e odor de urina, enquanto outros estão sendo descobertos agora, graças a estudos mais minuciosos.

Confira!

http://gph.is/1jJa7kT

Aspargos: de 15 a 30 minutos depois de comer já é possível perceber seu efeito, a urina passa a ter um odor muito forte e incômodo. Isso ocorre porque esse delicioso vegetal possui compostos suforosos, que são quebrados e acabam sendo eliminados pela bexiga.

Fato curioso é que nem todo mundo pode sentir o cheiro também. Ou seja, você pode estar fazendo xixi assim sem perceber.

http://gph.is/XNf7ho

Noz moscada: essa saborosa especiaria é capaz de causar alucinações, sensação extracorpórea e forte calor nos membros, graças à substância miristicina. Portanto, cuidado! Além disso, o consumo excessivo pode causar náuseas, vômitos e sintomas bem semelhantes aos de uma ressaca.

Soja: importante ressaltar que a isoflavona, que é um fitoestrogênio, não tem efeito semelhante ao do estrogênio no corpo. Essa característica é um mito. Estudos provaram, até o momento, que não há evidência desses efeitos, pelo contrário, há indícios de que a substância reduz o risco de câncer de próstata.

http://gph.is/2d4gkyk

Abóbora e cenoura: o efeito é engraçado. Se consumidas em excesso, não causam nenhuma reação adversa à saúde, porém, a alta concentração de carotenoides pode deixar a pele alaranjada – auxiliando no bronzeado.

Pimenta: estudos comprovaram que a capsaicina, componente que confere a picância às pimentas, pode prejudicar o sono. Sendo assim, pegue leve nas comidas muito condimentadas a partir das 18h para garantir uma boa noite de sono.

Últimas notícias