*

Muita coisa define a identidade de um restaurante, como o salão, a localização e até mesmo o uniforme da equipe. Porém, nada é tão decisivo quanto o cardápio. Os pratos servidos no estabelecimento definem todo o restante dos conceitos acima listados. Por isso, fica a pergunta: quem escolhe esses pratos?

Tragedy'S A'Comin' GIF by Primus - Find & Share on GIPHY

A resposta natural tende a ser o chef, mas não é bem assim que acontece. Raras vezes o mandatário da cozinha é também o proprietário da casa. Portanto, o dono do local tem um peso muito decisivo na montagem do menu. Além dele, há um gerente e um maître, que costumam ser os responsáveis por fazer a propaganda dos pratos para os comensais – também dando seus pitacos nas produções.

Pois bem, no meio de tanta gente, a figura principal para fechar essa equação é justamente o cliente. Quem define os pratos de sucesso são justamente os consumidores e, acredite, os menus mudam absurdamente a sabor da audiência.

Shocked Jerry Seinfeld GIF - Find & Share on GIPHY

Até mesmo restaurantes de cozinhas tradicionais de outros países se adaptam àquilo que o mercado está disposto a pagar. Dificilmente, encontramos japoneses sem cream cheese, indianos, realmente, condimentados e, até mesmo, a maioria dos italianos não comercializa massas al dente e risotos menos cozidos.

Infelizmente não adianta muito seu tempo de experiência, sua criatividade, sua qualificação ou seu cargo. O chef do restaurante é mesmo quem está indo comer lá.