metropoles.com

Chefs mostram como fazer máscaras com materiais improvisados

Em campanha para que as pessoas deixem as máscaras cirúrgicas para quem realmente precisa, eles mostram como fazer em casa

atualizado

Compartilhar notícia

Pexels
pessoas usam máscaras improvisadas
1 de 1 pessoas usam máscaras improvisadas - Foto: Pexels

Durante a pandemia do novo coronavírus, a falta de equipamentos de proteção individual para profissionais de saúde é um problema grave: no Rio de Janeiro, médicos atendem pacientes vestindo sacos plásticos, enquanto a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Jardim Ingá (GO) denunciou que os médicos que atenderam uma mulher vítima do vírus no último dia 24 de março não tinham qualquer método de proteção.

Enquanto isso, os servidores da unidade de terapia intensiva (UTI) neonatal do Hospital Materno Infantil de Brasília (Hmib) estão arrecadando doações para adquirir equipamentos como toucas, capotes, máscaras e proteções para os pés. Nesta quinta-feira (02/04), o ministro da Saúde Luiz Henrique Mandetta garantiu que o governo brasileiro possui um “plano de logística” para, se necessário, enviar aviões à China para buscar equipamentos de saúde contra o novo coronavírus.

Em uma tentativa de conscientizar as pessoas que estão esgotando os estoques de máscaras cirúrgicas nas farmácias de todo país, o ministro Mandetta pediu, em coletiva desta quarta-feira (01/04), que as pessoas façam as próprias máscaras em casa, com tecidos de algodão com TNT. A ideia é que as N95, que oferecem maior proteção, sejam reservadas para profissionais da saúde. As máscaras de tecido não têm eficácia comprovada e não devem ser reutilizadas.

Pela web, alguns chefs de cozinha resolveram levar a sério a recomendação, enquanto outros aproveitaram para brincar com a ideia de uma máscara caseira. A nutricionista Neide Rigo, que reúne em seu Instagram diversas receitas para fazer durante a quarentena, usou uma máscara cirúrgica tradicional para fazer modelos com chita.

View this post on Instagram

Já fez suas máscaras? Qualquer pessoa adulta que tenha uma blusa que não usa mais ou uns retalhos de pano de algodão, que saiba lidar com tesoura, agulha e linha pode fazer a própria máscara e assim liberar as máscaras profissionais e cirúrgicas para os trabalhadores da saúde, quem esteja com sintomas da Covid19 ou seus cuidadores. Pra gente sair na rua ou em locais públicos quando for preciso, pode usar uma máscara de pano ou outros modelos caseiros. É mais para evitar contaminarmos outras pessoas caso sejamos vetores assintomáticos. Não fiz aqui um tutorial de como fazer, pois não sou costureira nem muito sistemática. Apenas desmontei uma máscara e copiei. Até o araminho que tinha dentro pra se ajustar no nariz eu coloquei – são aqueles araminhos de amarrar saco plástico. Para cada máscara, usei um pedaço de pano de 20 por 24 cm e 4 tiras de 50 cm. Fiz também um saquinho pra guardar. Pra lavar, sabão. Prefiro ainda ferver e passar. Como não tenho saído, vou demorar a usar. Mas pelo menos já tenho meu kit Pra ver como fazer uma direitinho, dê um Google. Há muitas opções, com tiras, com elástico e até com sutiã (veja o IG da @blubell ). Ontem Marcos @marcosnogueiraotorrino me contou que estão com dificuldade pra trocar as máscaras no hospital e isto coloca em risco quem está em contato direto com os doentes. Simplesmente não tem máscaras. Então, se você fez estoque destas máscaras destinadas aos profissionais de saúde, por favor doe a hospitais e postos de saúde. #neidicas #kitcheneidemascara

A post shared by Neide Rigo (@neiderigo) on

O chef brasiliense Lui Veronese se armou de utensílios comuns a qualquer cozinha para fazer uma máscara caseira: elásticos de amarrar dinheiro, papel toalha e um grampeador. Com os materiais, fez uma máscara simples e descartável.

Por fim, o cozinheiro Carlos Bertolazzi sustenta que o tricoline, tecido usado para fazer cuecas, é ideal para segurar as partículas carregadas com o vírus. Ele ensinou como usar um modelo boxer para fazer uma máscara que cobre toda a cabeça.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?