Nove lugares para degustar bons vinhos em Brasília

No fim de semana, as temperaturas vão oscilar entre 11°C e 27°C: ótima desculpa para aquecer a alma com a bebida

Filipe Cardoso/ Especial para o MetrópolesFilipe Cardoso/ Especial para o Metrópoles

atualizado 14/07/2018 22:31

O clima esfriou e não deve mudar tão cedo: no fim de semana, as temperaturas mínimas chegarão a 11°C, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). O vento frio vem quase como um convite: que tal um vinho? Em Brasília, não faltam opções: com garrafas custando a partir de R$ 60, as casas oferecem a bebida na taça, disponibilizam taxa de rolha e até fazem promoções com degustações.

O frio não é o único momento para beber o fermentado de uva. Dias quentes são também boas desculpas para consumir os brancos, rosês e espumantes. “O clima influencia pouco no movimento. É claro que o consumo aumenta, principalmente dos tintos. A chuva deixa as pessoas com preguiça de sair de casa, então essa época seca é legal”, comenta Fernando Rodrigues, sócio do Grand Cru Brasília.

 

Para os aficionados pela bebida, a cidade está cheia de opções que variam de tempos em tempos. No Grand Cru, por exemplo, o cliente pode pedir, às segundas-feiras, a sequência de três pratos harmonizados com vinho. O Sallva Bar & Ristorante também tem um menu combinado com as taças.

“Nosso menu degustação tem cinco etapas harmonizadas e é elaborado pelo nosso chef e nosso sommelier. Contratamos o profissional porque estamos em uma fase de melhorar atendimento, de sermos mais técnicos”, conta o proprietário do restaurante, Christiann Silva.

Recentemente adicionado ao quadro de funcionários do Sallva, o sommelier Felipe Dias Oliveira passou alguns anos trabalhando com gestão de empórios especializados em vinhos e está animado por voltar ao salão. “Como a casa é de gastronomia moderna italiana, não ficamos presos simplesmente à massa e à carne. As possibilidades de harmonização são inúmeras”, define.

Veja os preços e particularidades de algumas casas brasilienses:

Últimas notícias