metropoles.com

Dia do Malbec: celebre com nove rótulos de vinho abaixo de R$ 100

A uva de origem francesa é um dos tesouros nacionais da Argentina: a cepa prosperou no Novo Mundo e hoje é comemorada com o Malbec Day

atualizado

Compartilhar notícia

iStock
vinho
1 de 1 vinho - Foto: iStock

De patinho feio na França a tesouro nacional argentino: esta é, resumidamente, a história da uva Malbec. Comemorado em 17 de abril, o Dia Mundial do Malbec, ou Malbec Day, é lembrado nesta data porque em 1853 – ano em que as primeiras cepas da variedade chegaram à Argentina – foi apresentado o projeto de lei que eventualmente fundou a Escola de Agricultura de Mendoza. Com o franco desenvolvimento da viticultura no país, fez-se necessária uma instituição para a formação de sommeliers e enólogos.

Na França, a uva Malbec é chamada de Côt ou Auxerrois: cultivada originalmente em uma região de baixa incidência solar, em uma cidade vizinha de Bordeaux, a fruta rendia vinhos escuros e tânicos, mal quistos pelos europeus.

Ao chegar à Argentina, as cepas encontraram um clima muito melhor para se desenvolverem. Os vinhos produzidos ali têm aromas de frutas vermelhas e negras, com presença de especiarias e notas florais. Em pouco tempo, tornou-se um orgulho nacional dos hermanos.

“Por lá, a uva ganha uma versão estruturada, aveludada, com uma explosão de frutas maduras e boa acidez. Traços de cereja negra são aromas facilmente identificados na taça, assim como notas de cacau e taninos firmes, resultando em vinhos de personalidade forte e face sedutora”, descreve a sommelière Ana Clara Carvalho.

Para não passar em branco, algumas casas e sommeliers de Brasília recomendaram ao Metrópoles bons rótulos com a uva, todos abaixo de R$ 100. Confira:

0

Com informações da Agência Estado

Compartilhar notícia