Conheça Sérgio Pires, o novo colunista de vinhos do Metrópoles

À frente da coluna Vinho e Outras Histórias, o sommelier vai falar sobre gastronomia e as boas taças que a acompanham

André Borges/Especial para o MetrópolesAndré Borges/Especial para o Metrópoles

atualizado 12/06/2019 22:45

Sérgio Pires levou mais de três décadas para correr atrás de sua paixão. Depois de se aposentar como servidor público, ele procurou um curso de sommelier e, em 2013, começou a atuar no ramo. Professor na área, o entusiasta do mundo dos vinhos vai compartilhar esse amor com os leitores do Metrópoles em sua nova coluna no portal, Vinho e Outras Histórias.

A ideia é trazer, em seus textos, curiosidades sobre o universo vinífero, além de entrevistas curtas com sommeliers e personalidades do vinho. Por fim, ele trará atualizações da agenda da cena vinífera da capital federal. “A bebida mistura história, filosofia. Quando você harmoniza, muitas vezes vai pelo lado geográfico, cultural. É gregária, tem álcool em todas as culturas”, defende.

Apaixonado por história – e pelo lado gastronômico da coisa –, Pires quer levar à sua coluna os gostos pessoais de grandes figuras históricas, como Monet, Leonardo da Vinci e Eça de Queiroz.

Entusiasta da harmonização de vinhos com alimentos, o sommelier pretende trazer dicas de combinações para os leitores. “Não é bobagem. É um ‘trisal’ entre vinho, comida e o consumidor. Não basta o prato combinar com a taça, é preciso que você entre no meio e se divirta também. É claro que gosto pessoal existe, mas ele vai mudando com a experiência”, afirma Pires.

A coluna estreia na próxima quarta-feira (19/06/2019) e será publicada semanalmente.

Últimas notícias