metropoles.com

Com participação de Paris, Tóquio se despede das Olimpíadas

Cerimônia abordou união, diversidade e inclusão, com a proximidade dos Jogos Paralímpicos de Tóquio

atualizado

Compartilhar notícia

Steph Chambers/Getty Images
Pira Olímpica apagada
1 de 1 Pira Olímpica apagada - Foto: Steph Chambers/Getty Images

O dia 8 de agosto de 2021 marcou a despedida de mais uma Olimpíada. Após duas intensas semanas e centenas de medalhas distribuídas, chegou a hora da cerimônia de encerramento dos Jogos de Tóquio.

Além do tradicional desfile das delegações, uma marca do evento será a passagem do bastão em dois momentos. Tanto para os Jogos Paralímpicos, que começam no dia 24 de agosto, quanto para Paris, próxima sede das Olimpíadas.

Essa foi a primeira vez que duas mulheres representaram os Jogos Olímpicos atual e futuro. Do lado japonês, Yuriko Koike, a governadora de Tóquio, entregou a bandeira olímpica para Anne Hidalgo, a prefeita de Paris.

Segundo o Comitê Organizador Tóquio 2020, a cerimônia abordou união, diversidade e inclusão. A mensagem foi pautada em união, no compartilhamento de emoções, momentos e alegrias e uma reflexão para o futuro.

Rebeca Andrade, a primeira mulher a subir duas vezes no pódio numa mesma edição dos Jogos, será a porta-bandeira do Time Brasil. Ao seu lado, Hebert Conceição, medalha de ouro no boxe, também estará presente entre os atletas.

Os funcionários também estarão representados. Bira, o trabalhador mais antigo dos Comitê Olímpico Brasileiro, representará a entidade. Francisco Porath, técnico de Rebeca, simboliza os comandantes dos atletas, a drª Ana Corte, coordenadora das ações médicas do COB, e Sebástian Pereira, vice-chefe da Missão Brasileira em Tóquio.

Pela primeira vez na história, a cerimônia de encerramento não ficou somente no país-sede. Com uma grande festa, Paris também participou, ao vivo, do evento. Em frente à Torre Eiffel, os medalhistas olímpicos, assim como os fãs do esporte, celebravam a passagem do bastão.

A esquadrilha da fumaça coloriu o céu da capital francesa, que também contou com uma apresentação de Break Dance, que estreará em 2024.

Já no fim da cerimônia, Thomas Bach, presidente do Comitê Olímpico Internacional, declarou encerrada a Olimpíada de Tóquio 2020 e convocou os jovens a participar dos próximos jogos. Após esse ato, a pira olímpica foi apagada.

O último ato do evento foi a convocação dos torcedores para os Jogos Paralímpicos, que vão de 24/8 ao dia 5/9.

Compartilhar notícia