Mundial na Esplanada vira aposta para popularizar a marcha atlética

Evento inédito no hemisfério sul acontece neste domingo (12/4), em Brasília, com provas de maratona, meia maratona e 10km sub-20

atualizado

metropoles.com

Compartilhar notícia

Sven Hoppe/picture alliance via Getty Images
Caio Bonfim, atletas brasileiro de marcha atlética - metrópoles
1 de 1 Caio Bonfim, atletas brasileiro de marcha atlética - metrópoles - Foto: Sven Hoppe/picture alliance via Getty Images

O Mundial de Marcha Atlética por equipes, na manhã deste domingo (12/4), na Esplanada dos Ministérios, em Brasília, é tratada como marco para o atletismo brasileiro. O evento é uma aposta para popularizar a modalidade e atrair novos praticantes. A avaliação é do presidente da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt), Wlamir Motta Campos, em entrevista exclusiva ao Metrópoles.

Um evento histórico. Pela primeira vez no hemisfério sul, depois de mais de 30 edições. A marcha atlética ainda é pouco conhecida no Brasil, apesar dos excelentes resultados, e o Mundial traz a oportunidade de massificação, de capacitação de professores e de despertar o interesse de novas gerações”, disse o mandatário.

Mundial na Esplanada vira aposta para popularizar a marcha atlética - destaque galeria
3 imagens
Mundial na Esplanada vira aposta para popularizar a marcha atlética - imagem 2
Mundial na Esplanada vira aposta para popularizar a marcha atlética - imagem 3
Esplanada dos Ministérios. Governo deve gastar R$ 3,8 bilhões com benefícios a servidores em 2026
1 de 3

Esplanada dos Ministérios. Governo deve gastar R$ 3,8 bilhões com benefícios a servidores em 2026

VINÍCIUS SCHMIDT/METRÓPOLES @vinicius.foto
Mundial na Esplanada vira aposta para popularizar a marcha atlética - imagem 2
2 de 3

Luke Hales/Getty Images
Mundial na Esplanada vira aposta para popularizar a marcha atlética - imagem 3
3 de 3

Hugo Barreto/Metrópoles @hugobarretophoto

A escolha de Brasília como sede também carrega simbolismo. Além da estrutura e da capacidade de receber grandes eventos, a capital é o berço de Caio Bonfim, principal nome da modalidade no país e um dos favoritos às medalhas. Para Wlamir, a presença do atleta tem papel central na conexão com o público.

“O Caio Bonfim é hoje o maior ídolo do atletismo brasileiro. Ele não só inspira dentro das pistas, mas trabalha fora delas pelo crescimento da modalidade. Trazer o Mundial para Brasília é uma homenagem a ele e à família, que teve papel direto no desenvolvimento da marcha atlética no país”, afirmou.

Confira a entrevista completa:

A competição reunirá atletas de mais de 40 países e quase 340 participantes, com provas de maratona, meia maratona e 10km sub-20. O evento também integra uma estratégia de expansão da modalidade no país, já presente nos Jogos Escolares e nos Jogos da Juventude, ampliando a base e o alcance da marcha atlética.

Além do impacto esportivo, a realização do Mundial é vista como vitrine para novos eventos internacionais. A entrega em Brasília pode fortalecer candidaturas futuras e consolidar o país no circuito global do atletismo.

“Estamos quebrando paradigmas ao trazer esse campeonato mundial e tenho certeza que teremos excelentes resultados, tanto resultados técnicos quanto a massificação, que é o nosso maior interesse, com a possibilidade de novos negócios de fomento do atletismo”, concluiu.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comEsportes

Você quer ficar por dentro das notícias de esportes e receber notificações em tempo real?