metropoles.com

Vencedores de reality esportivo cobram R$ 3,7 mi por calote em prêmio

O reality de futebol Bravo! prometia uma viagem para a Espanha aos ganhadores, que nunca aconteceu. O caso foi parar na Justiça

atualizado

Compartilhar notícia

Reprodução/Bravo
Atletas comemorando a final do programa Bravo - Metrópoles
1 de 1 Atletas comemorando a final do programa Bravo - Metrópoles - Foto: Reprodução/Bravo

Entre os meses de março e maio de 2020, os canais ESPN transmitiram o reality de futebol Bravo!, que trazia um torneio disputado por 78 atletas e tinha 13 mil inscritos. Entretanto, dois anos depois que o programa foi ao ar, nove dos 21 vencedores afirmam que foram enganados pela produção do reality.

O programa dividiu os jovens em seis times para disputar o torneio. No decorrer das atividades, atletas brasileiros, como Cafu, Edmilson, Djalminha, Marcos Assunção, Belletti e Zé Roberto, participavam como “embaixadores” da LaLiga e atuavam como mentores dos times. A premiação prometida era uma viagem para a Espanha, onde os atletas iriam enfrentar equipes de base dos clubes espanhóis. Porém, isso nunca aconteceu.

O portal Splash conta que aconteceram muitos adiamentos, mensagens não respondidas e frustração e, por isso, o caso agora vai para a Justiça. O site teve acesso ao processo movido pelos atletas contra o Grupo LX, produtora que promoveu a competição, e contra a LaLiga.

A defesa pede R$ 3,7 milhões por danos morais e materiais, alegando a frustração e investimento feitos pelos atletas e famílias.

Ao portal, Dayyán Morandi, responsável pelo LX, afirmou que a viagem não aconteceu devido à pandemia de Covid-19 e que “os participantes estavam cientes e de acordo que não haveria entrega de nenhuma premiação”.

Já a LaLiga pede para ser excluída do processo por considerar que não firmou nenhuma obrigação com os jogadores. A ESPN não se manifestou por não ser citada na ação e não ter relação com a produção do programa.

Premiação prometida

O prêmio para os vencedores não foi firmado em contrato, mas foi prometido diversas vezes ao longo do reality e citado pelo perfil do programa em outras oportunidades nas redes sociais. O combinado seria que 21 jogadores viajariam: 13 atletas do time vencedor, seis que se destacaram e mais dois que foram salvos em uma repescagem.

Além da frustração de não ter a viagem acontecendo, o advogado Abner Maltezi, representante dos meninos, afirmou que, depois do fim do programa, os organizadores “não respondiam mais mensagens, não passavam previsões. Como não existia diálogo, o meio foi partir para o judiciário”.

Segundo os atletas, também aconteceu um investimento antes, durante e depois do programa pelos próprios participantes. Alguns precisaram fazer rifas para conseguir participar das gravações e outros se preparam com academia e nutricionista, visando melhorar o desempenho a ser apresentado na Espanha.

Promessas

A viagem foi programada para março de 2020, mas adiada por conta da pandemia. Alguns meses depois, as redes sociais do Bravo informaram que ela aconteceria apenas em 2021.

A defesa ainda conta que tentou negociar uma “premiação alternativa” com o Grupo LX, mas não obteve retorno.

Dayyán Morandi também relatou ao portal Splash que a organização priorizou a “garantia da saúde e segurança de todos”.

“O Grupo LX apenas seguiu todas as regras, recomendações e diretrizes de saúde e sanitárias, impostas pelo governo do Brasil e pelo governo da Espanha, e em todos os momentos, prezou pela saúde, integridade e respeito a todos os atletas e seus familiares”, disse Morandi.

Dayyán afirma que uma premiação alternativa também seria difícil de ser realizada em razão à viagem ao país. Segundo ele, o objetivo principal do programa era promover a visibilidade dos atletas.

Quer ficar por dentro de tudo que rola no mundo dos esportes e receber as notícias direto no seu celular? Entre no canal do Metrópoles no Telegram e não deixe de nos seguir também no Instagram!

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comEsportes

Você quer ficar por dentro das notícias de esportes e receber notificações em tempo real?