metropoles.com

Três mulheres marcam presença entre os candidatos ao Prêmio Puskás

Lionel Messi, do Barcelona, e Zlatan Ibrahimović, do Los Angeles Galaxy, também estão na briga

atualizado

Compartilhar notícia

Jeroen Meuwsen/Getty Images, Marc Atkins/Getty Images e Abbie Parr/Getty Images
Puskas
1 de 1 Puskas - Foto: Jeroen Meuwsen/Getty Images, Marc Atkins/Getty Images e Abbie Parr/Getty Images

A Federação Internacional de Futebol (Fifa) divulgou, nesta segunda-feira (19/08/2019), a lista dos 10 gols mais bonitos do ano, que vão concorrer ao Prêmio Puskás. E um brasileiro está na relação: o atacante Matheus Cunha, do RB Leipzig, da Alemanha. Lionel Messi, do Barcelona, e Zlatan Ibrahimović, do Los Angeles Galaxy, também estão na briga. Pela primeira vez, três jogadoras estão entre os candidatos.

Convocado para a Seleção Brasileira Olímpica, Cunha marcou o seu golaço na vitória do Leipzig sobre o Bayer Leverkusen por 4 x 2, fora de casa, no dia 6 de abril. O jogo foi válido pela 28ª rodada do Campeonato Alemão.

No lance, ele deu belo drible no marcador, ao girar de costas e contar com a sorte, pois a bola rebateu em sua perna e voltou logo à frente, a tempo de um toque por cobertura sobre o goleiro.

Cunha, de apenas 20 anos, é de João Pessoa (PB), defendeu o Coritiba na juventude e foi jogar na Europa em 2017, quando passou a vestir a camisa do Sion, da Suíça. No ano seguinte, se transferiu para o RB Leipzig. Assim, nunca chegou a jogar como profissional no Brasil.

No mesmo ano, ele passou a ser convocado para a Seleção Brasileira, para a equipe Sub-20. Na última sexta-feira (16/08/2019), foi chamado pelo técnico André Jardine para os amistosos da Seleção Olímpica contra Colômbia e Chile, nos dias 5 e 9 de setembro, respectivamente. A chance foi uma premiação pela boa performance no Torneio Maurice Revello, o antigo Torneio de Toulon, em junho, quando Cunha foi o artilheiro da competição.

Os 10 gols selecionados pela Fifa podem ser vistos no site da entidade, que abriu votação popular para escolher os três mais bonitos, até o dia 1º de setembro. Dos três finalistas, um será escolhido por profissionais ligados ao futebol para receber o Prêmio Puskás.

Poder feminino
O prêmio completa 10 anos em 2019 e, pela primeira vez, conta com a presença de três mulheres na lista de candidatos. São elas: a meia da seleção de Camarões Ajara Nchout; a norte-americana Amy Rodriguez, que veste a camisa do Utah Royals dos EUA; e a meia norte-irlandesa Billie Simpson, do Cliftonville.

O gol da camaronesa foi marcado durante a Copa do Mundo, na partida contra a Nova Zelândia, ainda pela fase de grupos, na vitória por 2 x 1. Ajara fez os dois da vitória da sua seleção.

Amy Rodriguez entrou na lista com um gol durante o confronto do seu time contra o Sky Blue FC, no qual ela carregou a bola de antes do meio de campo até a entrada da intermediária e acertou no ângulo.

Já o feito da jogadora da Irlanda do Norte deu-se quando a goleira do time adversário, o Sion Swifts Ladies FC, bateu o tiro de meta onde não tinha nenhuma atleta. Billie veio de trás, sem marcação, chutou sem deixar a bola cair e encobriu a arqueira. (Com informações da Agência Estado)

Veja os gols das candidatas:

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comEsportes

Você quer ficar por dentro das notícias de esportes e receber notificações em tempo real?