metropoles.com

Santos x Grêmio: histórico nas quartas da Liberta pesa para o lado gaúcho

A bola rola às 19h15 na Vila Belmiro, valendo a sobrevivência de um dos brasileiros na copa continental

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Diego Vara – Pool/Getty Images
Santos x Grêmio
1 de 1 Santos x Grêmio - Foto: Diego Vara – Pool/Getty Images

O duelo de brasileiros nas quartas de final da Libertadores, entre Santos x Grêmio, define nesta quarta-feira (16/12), na Vila Belmiro, um dos semifinalistas da competição. Após o empate por 1 x 1 na arena tricolor, o Peixe tem a vantagem do empate, mas o retrospecto dos dois times nesta fase da disputa é favorável aos gaúchos.

A última vez que o Santos chegou a uma semifinal da Libertadores foi em 2012 e naquela ocasião eliminou outro time brasileiro, o rival Corinthians. Depois disso, o alvinegro da Vila só apareceu em outras duas edições da copa: em 2017, quando acabou eliminado nas quartas de final pelo Barcelona de Guayaquil e no ano seguinte, quando caiu nas oitavas para o Independiente da Argentina.

Ao todo, o Peixe chegou seis vezes às quartas e tem o aproveitamento de 50%, com três classificações e três eliminações. Já o Grêmio, nesse quesito, tem mais êxitos do que fracassos e costuma passar de fase após o placar de ida ser 1 x 1.

Esta é a 12ª vez que o tricolor gaúcho está nas quartas de final desde 1989, quando a Libertadores passou a adotar o formato atual de competição. Sendo assim, o Grêmio é o clube brasileiro que mais vezes chegou a esse patamar na copa continental e o terceiro no ranking geral, atrás somente do River Plate (17) e do Boca Juniors (16).

A mais recente foi ano passado, quando superou o Palmeiras. Nas 11 ocasiões anteriores, foram oito classificações e apenas três eliminações, sendo a última queda em 2003, diante do Independiente Medellín.

O cenário desta quarta não é novidade para o Imortal, pois em outras seis vezes o tricolor foi para o jogo de volta das quartas de final depois de ter empatado em 1 x 1 na ida. Conseguiu ir à semifinal final em quatro e foi eliminado apenas em duas delas, estas duas após a primeira partida ter sido em sua casa.

A bola rola às 19h15 na Vila Belmiro, valendo a sobrevivência de um dos brasileiros na Libertadores. O empate sem gols dá a classificação ao Santos, 1 x 1 leva a decisão aos pênaltis, qualquer igualdade por mais de um gol leva o Grêmio à semi.

Confira os detalhes da partida:

Ficha técnica:
Escalações (prováveis):
Santos: John; Pará (Madson), Lucas Veríssimo, Luan Peres e Felipe Jonathan; Alisson, Sandry e Jobson (Jean Mota); Marinho, Kaio Jorge e Lucas Braga. Técnico: Cuca
Desfalques: Diego Pituca e Luiz Felipe (suspensos), Soteldo e Vinicius Balieiro (Covid-19), Carlos Sánchez e Raniel (lesionados)
Grêmio: Vanderlei; Victor Ferraz, Geromel, Kannemann (David Braz) e Diogo Barbosa; Matheus Henrique, Darlan, Luiz Fernando (Pinares ou Ferreira), Jean Pyerre e Pepê; Diego Souza. Técnico: Renato Gaúcho
Desfalques: Maicon (lesionado)
Local: Vila Belmiro, em Santos (SP)
Data: Quarta-feira (16/12/2020)
Horário: 19h15
Arbitragem: Wilmar Roldan (COL)
Transmissão: Fox Sports

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comEsportes

Você quer ficar por dentro das notícias de esportes e receber notificações em tempo real?