*
 

A Rússia cumpriu a expectativa dos 78 mil torcedores presentes no Estádio Lujniki, em Moscou, e goleou a Arábia Saudita, por 5 x 0, na partida de abertura da Copa do Mundo 2018, nesta quinta-feira (14/6). A seleção anfitriã construiu, assim, o segundo placar mais amplo da história das estreias da competição.

Os dois primeiros gols saíram em rápidas jogadas no primeiro tempo, com gols de Gazinsky e Cheryshev. Dominando a partida desde o início, os russos ampliaram o placar no segundo tempo. O terceiro gol saiu numa cabeçada de Dzyuba, após cruzamento na área.

No quarto gol, Golovin foi lançado nas costas da zaga e escorou a bola para a chegada de Cheryshev, que tentou um chute de trivela da entrada da área. A bola pegou um efeito e morreu no fundo das redes. E o quinto gol foi marcado pelo craque do time, o jovem Golovin. Ele bateu uma falta por fora da barreira, e a bola entrou no canto, com o goleiro Al-Muaiouf caindo atrasado.

Com bom toque de bola, mas com excesso de passes errados e sem definição no ataque, os árabes continuaram sem esboçar muita reação e sem oportunidades claras para diminuir e, principalmente, virar o placar.

Assim, o jogo de abertura da Copa do Mundo 2018 teve clima de decisão. Isso porque russos (e, também, árabes) sabem que Uruguai e Egito são os favoritos para as duas vagas nas oitavas de final da competição pelo Grupo A e que uma derrota na estreia poderia acabar com qualquer chance de classificação.

A partida foi a primeira a utilizar o Árbitro Assistente de Vídeo (VAR, na sigla em inglês) no torneio. Apesar disso, o recurso não precisou entrar em cena.

Goleada
A vitória da Rússia sobre a Arábia Saudita só não foi mais humilhante que a goleada da Itália sobre os Estados Unidos na Copa de 1934, entre as estreias de mundiais. Naquela ocasião, os europeus fizeram 7 x 1 diante dos americanos, em casa, e abriram caminho para o primeiro dos quatro títulos da “squadra azzurra”.

Ficha técnica

Rússia 5 x 0 Arábia Saudita

Copa do Mundo da Rússia 2018
Grupo A – 1ª rodada

Estádio Luzhniki
Moscou (RUS)

Rússia
Akinfeev; Mario Fernandes, Kutepov, Ignashevich e Zhirkov; Zobnin, Gazinsky, Samedov (Daler Kuzyaev) e Golovin; Dzagoev (Cheryshev) e Smolov (Artem Dzyuba)
Técnico: Stanislav Cherchesov

Arábia Saudita
Abdullah Almuaiouf; Alburayk, Hawsawi, Othman e Alshahrani; Otayf (Fahad Almuwallad), Alfaraj e Aljassam; Aldawsari, Alsahlawi (Muhannad Asiri) e Alshehri (Fahad Almuwallad)
Técnico: Juan Antonio Pizzi

Gols: Gazinsky, Cheryshev (2), Dzyuba e Golovin
Cartões amarelos: Golovin e Aljassam

Público: 78.011 torcedores

Árbitro: Néstor Pitana (ARG)

(Com informações da Agência Estado)

 

 

 

COMENTE

copa 2018. copa do mundo 2018
comunicar erro à redação

Leia mais: Futebol