Quartas das Champions: 8 times, 6 campeões e duas reedições de final

Manchester City x Borussia Dortmund e Real x Liverpool abrem a disputa. Bayern de Munique x PSG e Porto x Chelsea entram em campo na quarta

atualizado 05/04/2021 20:31

UEFA Champions LeagueValentin Flauraud - UEFA

A decisão dos semifinalistas das Champions League começa nesta terça-feira (6/4) com dois dos quatro duelos das quartas de final da maior competição de clubes da Europa. Manchester City x Borussia Dortmund e Real Madrid x Liverpool abrem a disputa. Bayern de Munique x PSG e Porto x Chelsea entram em campo na quarta (7/4).

Esta etapa da liga está muito bem servida. Entre os oito times que seguem na briga pelo título, sete — Borussia Dortmund, Real Madrid, Liverpool, Bayern de Munique, Porto e Chelsea — já ergueram a orelhuda e dois jogos serão reedições de final: Bayern x PSG e Real x Liverpool.

Confira os detalhes dos jogos, datas, horários e quem é favorito para chegar à semifinal:

Manchester City x Borussia Dortmund

Manchester City x Borussia Dortmund farão os jogos de ida e volta nos dias 6 e 14 de abril, sendo o primeiro deles na Inglaterra, no Etihad Stadium, e o outro em Dortmund, no Signal Iduna Park, casa dos auri-negros, ambos às 16h.

O atual momento do time comandado por Pep Guardiola coloca os alemães como os azarões do duelo. Desde 19 de dezembro, em 27 jogos, os Citizens perderam somente um, tendo vencido todos os outros 26.

Do outro lado, o Borussia não vence há duas rodadas no Campeonato Alemão, um empate e uma derrota, mas pode surpreender, principalmente com Haaland. Dono da camisa 9 do time de Dortmund, o norueguês é o artilheiro disparado da Champions com 10 gols, tendo sido crucial na classificação sobre o Sevilla nas oitavas.

Real Madrid x Liverpool

A reedição da final de 2017/18, último ano que o Real Madrid conquistou a Champions, terá os jogos de ida e volta também nos dias 6 e 14 de abril. O primeiro será no Alfredo Di Stéfano, em Madrid, e o outro no Anfield, em Liverpool, ambos às 16h.

Naquela ocasião, em 26 de maio de 2018, em Kiev na Ucrânia, os espanhóis bateram os ingleses por 3 x 1 e ergueram seu 13º troféu da Liga dos Campeões.

Com algumas peças diferentes no elenco, como Alisson no lugar de Karius no gol do Liverpool, Courtois no lugar de Navas, Vinícius Jr na posição que era ocupada por Cristiano Ronaldo, e outras mudanças, o encontro entre os times em 2021 não tem favoritos.

O Real Madrid vem de uma sequência de 11 jogos sem perder. A última derrota ocorreu em 30 de janeiro, para o Levante, pela La Liga, por 2 x 1, e este pode ser um fator importante para motivar os Galáticos diante do time de Jurgen Klopp. Os Reds vêm de três vitórias seguidas, mas não fazem uma temporada de encher os olhos como foi a de 2019/20.

Bayern de Munique x PSG

Atuais campeão e vice-campeão da competição, Bayern de Munique e PSG voltam a se enfrentar 227 dias depois da final da edição passada, quando os alemães venceram por 1 x 0 e se sagraram hexacampeões.

Os jogos de ida e volta, válidos pela temporada de 2020/21, estão marcados para os dias 7 e 13 de abril, ambos às 16h. O primeiro será no Allianz Arena, em Munique, e a decisão será no Parc des Princes, em Paris.

Sem muitas mudanças da última vez que se enfrentaram, o duelo também está em aberto, sem um favorito claro. O Bayern se destaca por vir de uma sequência de sete vitórias, mas o PSG também merece ser exaltado por ter eliminado o Barcelona nas oitavas de final, mesmo sem Neymar em campo.

Porto x Chelsea

O quarto duelo marca o encontro de dois times que surpreenderam nas oitavas de final. O Porto despachou a Juventus de Cristiano Ronaldo e companhia, e o Chelsea de Thomas Tuchel eliminou o Atlético de Madrid de Diego Simeone.

Portugueses e ingleses irão decidir quem vai à semifinal nos dias 7 e 13 de abril, sendo a ida e a volta no estádio Ramón Sánchez Pizjuán, casa do Sevilla na Espanha, um campo neutro para as equipes, por causa das restrições da Covid-19. Os clubes da Inglaterra estão proibidos de viajar para alguns países da Europa, sendo Portugal um deles.

Este confronto deve ser outro com vencedor imprevisível. Na última rodada da Premier League, os Blues sofreram a primeira derrota depois de 15 jogos sem perder, mas este tropeço não deve abalar o trabalho feito por Tuchel.

Do outro lado, o Porto está embalado por três vitórias seguidas na Liga Portuguesa e, depois do que foi feito diante da Velha Senhora, pode-se esperar qualquer coisa dos Dragões.

Vídeos
Últimas notícias