metropoles.com

Quais são as opções de Tite para as vagas de Neymar e Danilo?

Após a partida de estreia, contra a Sérvia, Neymar e Danilo deixaram o campo lesionados. Situação do elenco para o restante da Copa preocupa

atualizado

Compartilhar notícia

Jean Catuffe/Getty Images
Tite comanda o Brasil na Copa do Mundo do Catar - Metrópoles
1 de 1 Tite comanda o Brasil na Copa do Mundo do Catar - Metrópoles - Foto: Jean Catuffe/Getty Images

Apesar da boa vitória por 2 x 0 sobre a Sérvia, na estreia da Copa do Mundo do Catar, a Seleção Brasileira apresenta-se em estado de alerta por conta das situações de Neymar e Danilo. Ambos os jogadores sofreram entorse no joelho, e seus respectivos exames apontaram lesões ligamentares.

Devido à celeridade da competição, o objetivo do departamento médico do time é recuperar os atletas para os próximos jogos.

Por enquanto, Rodrigo Lasmar confirmou a ausência dos craques para a partida contra a Suíça. Assim, o técnico Tite vai contar com o banco de reservas para substituir Neymar e Danilo. Com um elenco recheado, o comandante da Seleção Brasileira será obrigado a mexer no time.

Nos últimos dias, o comandante anunciou que já definiu os substitutos, mas ainda não revelou quem deve entrar como titular.

0

Substituição de Danilo

Para o lugar do lateral-direito, Tite tem duas opções para o lugar de Danilo. Daniel Alves, de 39 anos, é o reserva natural da posição. Entretanto, as críticas e o tempo sem atuar oficialmente, uma vez que a última atuação do maior vencedor da história do futebol foi no dia 24 de setembro, quando o Pumas foi eliminado do Campeonato Mexicano. O ex-jogador do Barcelona ainda lesionou o joelho e manteve a forma no Barcelona B.

Éder Militão também pode assumir a vaga. Hoje zagueiro do Real Madrid e atual campeão da Champions League, o atleta atuou nesta posição enquanto esteve no São Paulo. Originalmente, o jogador ocupava a lateral do campo e, assim, conhece muito bem a posição.

Por isso, surge em especulações e pode ser a escolha do Tite para os próximos confrontos. Foi Militão, inclusive, que jogou na lateral-direita na disputa contra Gana, penúltimo amistoso antes da Copa do Mundo do Catar.

Substituição de Neymar

Já para o lugar do camisa 10, o comandante da Seleção Brasileira tem duas opções, baseado no que o Tite mostrou até o momento: manter o time ofensivo e adiantar Lucas Paquetá para a posição de Neymar ou colocar um segundo volante como titular.

No primeiro cenário, Lucas Paquetá seria o meia mais avançado do Brasil e o responsável por criar as jogadas ofensivas. O cenário já foi utilizado pelo comandante em outros momentos, e não seria uma novidade para os torcedores. Dessa maneira, Fred entraria como titular. O meia do Manchester United foi titular durante as Eliminatórias.

A outra opção seria manter o mesmo esquema tático do jogo contra a Sérvia. Assim, Paquetá continuaria como segundo volante. A mudança, neste caso, seria para o lugar de Neymar como meia central. Dessa maneira, Éverton Ribeiro, do Flamengo, seria o favorito para ocupar a posição.

Ainda nesta segunda possibilidade, Rodrygo pode ser o escolhido comandante. O Rayo, como é conhecido, já jogou desta maneira no Real Madrid de Carlo Ancelotti e pode oferecer qualidades semelhantes às de Neymar. Tite, inclusive, já testou a joia do Santos nesta posição.

Durante a Champions League, no jogo contra o Shakhtar Donetsk, Rodrygo atuou nessa posição e foi muito bem: um gol e uma assistência para o jovem de 21 anos.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comEsportes

Você quer ficar por dentro das notícias de esportes e receber notificações em tempo real?