Nesta segunda-feira (28/11), Portugal assegurou vaga nas oitavas de final da Copa do Mundo no Catar. Bruno Fernandes marcou os dois gols da seleção portuguesa em vitória por 2 x 0 sobre o Uruguai.
O triunfo levou os portugueses aos seis pontos no Grupo H e à classificação de forma antecipada. Com um ponto, o Uruguai decide a vaga na próxima fase contra Gana, na próxima sexta-feira (2/12), às 12h.
Two from Bruno Fernandes sends 🇵🇹 @selecaoportugal to the Round of 16.@adidasfootball | #Qatar2022
— FIFA World Cup (@FIFAWorldCup) November 28, 2022
Cristiano Ronaldo comandou o ataque português no jogo desta segunda-feira, assim como contra Gana. Na estreia da Copa do Catar, CR7 marcou um gol e é o único jogador no futebol masculino da história a balançar as redes em cinco edições da maior competição de seleções do mundo.
A novidade para o segundo jogo ficou por conta de Pepe, que entrou no lugar do lesionado Danilo Pereira.
Do outro lado, a pressão para que Arrascaeta entrasse em campo era enorme. O jogador do Flamengo viu, do banco de reservas, o Uruguai ter muitas dificuldades para criar jogadas de impacto durante o empate de 0 x 0 contra a Coreia do Sul. Entretanto, o técnico Diego Alonso manteve o camisa 10 no banco de reservas.
Luís Suárez, que não foi bem na estreia, deu lugar a Cavani. Melhor em campo, Portugal pressionou os uruguaios nos primeiros 25 minutos de jogo, mas sem chances reais de gol. Bem fechada, a seleção uruguaia tenta sair nos contra-ataques.
Mas quem teve a melhor chance foi o Uruguai: em jogadaça de Bentancur, o meia entrou sozinho, cara a cara com Diogo Costa, mas chutou em cima do goleiro português. E o jogo seguiu no 0 x 0 para o intervalo.
Portugal seguiu na pressão no segundo tempo e abriu o placar. Aos oito minutos, Cristiano Ronaldo completou cruzamento de Bruno Fernandes. A Fifa considerou o gol do português, mas depois o tento foi validado para Bruno Fernandes. Em desvantagem no confronto, o técnico Diego Alonso lançou Arrascaeta e Luís Suárez na partida.
No abafa para tentar o empate, o Uruguai acertou a trave de Portugal, com o atacante Máxi Gomez. Já no fim da partida, Bruno Fernandes marcou de pênalti e ampliou: 2 x 0. Vitória de Portugal e classificação assegurada.
Veja os lances de Portugal x Uruguai.
Portugal 2 x 0 Uruguai