metropoles.com

Khalida Popal: jogadora revolucionou o futebol feminino no Afeganistão

A afegã de 34 anos possui uma longa trajetória, em que aproveitou a força do esporte para lutar por espaços e direitos às mulheres no país

atualizado

Compartilhar notícia

Reprodução
Khalida Podal
1 de 1 Khalida Podal - Foto: Reprodução

Khalida Popal pode ser considerada uma revolucionária do futebol. A afegã de 34 anos possui uma longa trajetória, em que aproveitou a força do esporte para lutar por espaços e direitos às mulheres em seu país. Antiga capitã da seleção principal e diretora da federação, Popal lidera uma série de iniciativas que visam espalhar o futebol entre as mulheres e ampliar os reflexos disso na sociedade como um todo. Por seu trabalho corajoso, a afegã precisou deixar o país em 2011, em consequência de ameaças recebidas. Refugiada na Dinamarca, Popal agora pede que as garotas apoiadas por seus programas fujam de suas casas e se escondam, enquanto as conquistas do futebol feminino afegão desabam com a volta do Talibã ao poder.

“Tenho encorajado outras jogadoras a suspender suas contas nas redes sociais, apagar fotos, fugir e se esconder. Isso parte meu coração, porque em todos esses anos trabalhamos para aumentar a visibilidade das mulheres. Agora, estou dizendo às minhas garotas no Afeganistão para que se calem e desapareçam. Suas vidas estão em perigo”, declarou Khalida Popal, em entrevista à Associated Press, nessa segunda (16/8).

Leia a matéria completa no Trivela, parceiro do Metrópoles.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comEsportes

Você quer ficar por dentro das notícias de esportes e receber notificações em tempo real?