metropoles.com

Hora do mata-mata: tudo sobre os confrontos das oitavas da Eurocopa

Todos os jogos serão transmitidos pelo SporTV e os primeiros confrontos serão entre País de Gales x Dinamarca e Itália x Áustria

atualizado

Compartilhar notícia

Andrea Staccioli/Insidefoto/LightRocket via Getty Images
Eurocopa
1 de 1 Eurocopa - Foto: Andrea Staccioli/Insidefoto/LightRocket via Getty Images

Depois de uma fase de grupos que terminou com as emoções à flor da pele, neste sábado (26/6) começam as oitavas de final da Eurocopa e cada jogo é vida ou morte. Agora quem perder dá adeus à competição e quem ganhar dá mais um passo rumo ao título europeu.

Todos os jogos serão transmitidos pelo SporTV e os primeiros confrontos serão entre País de Gales x Dinamarca e Itália x Áustria. No domingo (27/6), é a vez de Holanda x República Tcheca e Bélgica x Portugal; segunda-feira (28/6) tem dois grandes jogos, entre Croácia x Espanha e França x Suíça; e, por fim, terça (29/6), Inglaterra x Alemanha e Suécia x Ucrânia definem os últimos classificados para as quartas de final.

Confira o chaveamento:

Lembre como cada seleção chegou no mata-mata, os destaques e quais são os favoritos de cada duelo:

País de Gales x Dinamarca

O time liderado por Gareth Bale medirá forças com a Dinamarca que já conquistou torcidas de todo o mundo com o enredo construído desde o susto passado pelo astro da equipe, Christian Eriksen. Será o combate entre 2º colocados do Grupo A e B.

País de Gales chegou às oitavas após vencer uma partida, empatar outra e perder a terceira. Enquanto os dinamarqueses tiveram apenas uma vitória — a da classificação sobre a Rússia, por 4 x 1, na última rodada — e perderam os outros dois jogos.

Com um gol e uma assistência na copa, Kieffer Moore é o jogador que merece ser observado de perto da equipe galesa. E, Poulsen, autor de dois gols, e Damsgaard, um gol e uma assistência, são os destaques da Dinamarca.

Pela garra e futebol apresentados até então, os companheiros de Eriksen devem brigar pela classificação com mais vontade que os adversários e, na opinião do Metrópoles, são os favoritos do confronto. A bola rola às 13h, na Arena Johan Cruijff, em Amsterdam.

Itália x Áustria

A Itália, uma das três seleções que conseguiram terminar a fase de grupos com 100% de aproveitamento, vai encarar a Áustria, 2º colocada do Grupo C, com duas vitórias e uma derrota.

Locatelli, Pessina e Immobile dividem os holofotes da seleção azzura que está enchendo os torcedores de esperança com Roberto Mancini no comando. Enquanto, do lado austríaco, Stefan Lainer, com um gol e uma assistência, é o protagonista num time com Baumgartner, o polêmico Arnautovic e Karim Onisiwo.

Graças ao desempenho e regularidade, todas as fichas do portal serão depositadas na vitória dos italianos. A seleção de David Alaba conseguiu a classificação no mata-mata quase que por obrigação. Num grupo com Holanda, Ucrânia e Macedônia do Norte, a segunda vaga do conjunto estava praticamente garantida para eles. Mas, infelizmente, eles não devem ir além das oitavas.

O apito inicial para esta partida será às 16h, no estádio de Wembley, em Londres.

Holanda x República Tcheca

Outra equipe com 100% na Euro, a Holanda encara a República Tcheca com um favoritismo inquestionável. A equipe sofreu dois gols e marcou oito nas fase de grupos — é o melhor ataque da competição — e os adversários conseguiram a promoção por pouco, em 3º do Grupo D.

A artilharia de Patrik Schick, que fez três gols em três jogos, não deverá ser o suficiente para os tchecos superarem um dos favoritos ao título da Euro. Dumfries, Wijnaldum e Depay, estrelas que estão brilhando mais num elenco cheio de grandes nomes, não terão dificuldades para chegar às quartas.

O jogo está programado para às 13h de domingo, na Puskás Arena, em Budapeste.

Bélgica x Portugal

Bélgica e Portugal protagonizam um dos melhores jogos desta fase. De um lado, De Bruyne, Lukaku e Thorgan Hazard. Do outro, Cristiano Ronaldo, Diogo Jota e Bruno Fernandes. Futebol de qualidade não vai faltar e a partida está completamente em aberto.

Para chegar até as oitavas, a Bélgica bateu todos os adversários (Rússia, Dinamarca e Finlândia) e fecha o grupo das seleções 100%. Já Portugal, chegou na última rodada sem depender somente de si para avançar e precisou torcer para a Alemanha tirar pontos da Hungria. Os portugueses passaram em 3º colocado do Grupo F, o grupo da morte.

Este combate acontece no domingo, às 16h, no Estádio Olímpico de La Cartula, em Sevilha.

Croácia x Espanha

Outro grande embate, será entre Croácia x Espanha, os vice-líderes dos Grupo D e E. Modric, Perisic e Vlasic, medirão forças com Sarabia, Ferrán Torres e Laporte por lugar nas quartas de final.

Os espanhóis são ligeiramente favoritos apesar de terem sido questionados na primeira fase. Invictos com uma vitória e dois empates, a Fúria só teve um desempenho convincente diante da Eslováquia, quando golearam por 5 x 0.

Os croatas, por sua vez, tiveram um trinfo, um empate e uma derrota, mas carregam a responsabilidade de serem os atuais vice-campeões mundiais e esse espírito pode levá-los adiante na disputa.

O apito inicial deste confronto será na segunda, às 13h, no Estádio Parken, em Copenhague.

França x Suíça

Os franceses que conseguiram passar pelo grupo da morte ilesos, com uma vitórias e dois empates, encaram os suíços que se classificaram em 3º do Grupo A, com um triunfo, uma igualdade e uma derrota.

Não é dúvida para ninguém que a França, atual campeã do mundo e uma das favoritas ao título europeu, é a favorita para chegar às quartas. Diante de Benzema, Griezmann e Mbappé, Shaqiri, Seferovic e Embolo não terão chance.

Este jogo será na Arena Nacional Bucareste, na Romênia, às 16h, na segunda.

Inglaterra x Alemanha

O estádio de Wembley vai se transformar numa arena de gladiadores, na terça-feira, para receber Inglaterra x Alemanha. Sterling, Stones e Kane estarão frente a frente com Muller, Havertz e Kroos, brigando por um lugar nas quartas de final.

Apesar da grandeza dos elencos, o caminho destas seleções não foi de encher os olhos. Os ingleses conseguiram passar em 1º do Grupo D invictos, mas marcaram somente dois gols em três jogos e esta escassez de bola na rede pode fazer falta diante da Alemanha.

O time de Joachim Low, no entanto, também não está aquela máquina que o mundo aplaudiu de pé em 2014. A equipe fez seis gols, mas sofreu cinco nas três partidas da primeira fase, e está demonstrando uma certa fragilidade defensiva. O melhor desempenho foi diante de Portugal, na vitória por 4 x 2, e ainda passou sufoco para conquistar a classificação para o mata-mata, quase perdendo para a Hungria.

A bola rola às 13h, horário de Brasília.

Suécia x Ucrânia

A última vaga nas quartas será definida no combate entre Suécia x Ucrânia. Os suecos surpreenderam na fase de grupos e passaram em primeiro no Grupo E, superando a Espanha, dois pontos na frente e invictos (duas vitórias e um empate). Enquanto os ucranianos terminaram em 3º do Grupo C.

Tendo em vista estes desempenhos, então, não é loucura acreditar que a Suécia será um dos integrantes das quartas de final. No entanto, o encontro entre os artilheiros Forsberg, Yaremchuk e Yarmolenko será um espetáculo à parte.

Este jogo começa às 16h, no estádio Hampden Park, em Glasglow.

Quer ficar por dentro de tudo que rola no mundo dos esportes e receber as notícias direto no seu Telegram? Entre no canal do Metrópoles.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comEsportes

Você quer ficar por dentro das notícias de esportes e receber notificações em tempo real?