metropoles.com

Grêmio faz 3 x 0 e deixa Santos mais longe da liderança

Time gaúcho já soma seis jogos de invencibilidade, com quatro vitórias – sendo a terceira de forma consecutiva – e dois empates

atualizado

Compartilhar notícia

GUILHERME DIONíZIO/CÓDIGO19/ESTADÃO CONTEÚDO
SANTOS X GRÊMIO
1 de 1 SANTOS X GRÊMIO - Foto: GUILHERME DIONíZIO/CÓDIGO19/ESTADÃO CONTEÚDO

Há uma semana, o Santos tinha chances de ser líder ao final do primeiro turno do Campeonato Brasileiro se vencesse o Flamengo no Maracanã. Perdeu e viu o rival carioca abrir vantagem, que foi ampliada ainda mais neste sábado (21/09/2019), na abertura do returno. Em casa, no estádio da Vila Belmiro, o time santista foi derrotado pelo Grêmio por 3 x 0, pela 20.ª rodada, e parou nos 37 pontos, ainda em terceiro lugar, agora oito atrás dos rubro-negros, que venceram o Cruzeiro em Belo Horizonte.

Em momento oposto ao adversário, o Grêmio só sobe na tabela de classificação do Brasileirão. Já são seis jogos de invencibilidade, com quatro vitórias – sendo a terceira de forma consecutiva – e dois empates. Com 31 pontos, o time que flertava com a zona de rebaixamento na parada do calendário para a disputa da Copa América, em junho e julho, já está na sétima colocação, brigando pelo G-6 – a zona de classificação para a próxima edição da Copa Libertadores.

A boa fase pode continuar no meio de semana, quando na quinta-feira enfrenta o lanterna Avaí, às 20 horas, na Arena do Grêmio, em Porto Alegre. O Santos buscará a reabilitação fora de casa contra o Fluminense, no mesmo dia e horário, no estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro.

Depois da vitória do Flamengo sobre o Cruzeiro, o Santos entrou em campo com a necessidade dos três pontos para não perder o líder do Brasileirão de vista. Logo nos primeiros instantes assumiu as rédeas da partida e foi empilhando chances. As duas primeiras, aos 12 minutos, aconteceram em chutes de Diego Pituca e Soteldo em sequência, que o goleiro Paulo Victor salvou com duas difíceis defesas seguidas.

Mesmo com o campo escorregadio por conta da chuva fina que caía na Baixada Santista, o Grêmio conseguia segurar as investidas do time paulista. Mas somente aos 42 minutos que o clube gaúcho conseguiu assustar a meta defendida pelo goleiro Everson. Everton cabeceou para fora e, já nos acréscimos, Michel perdeu mais uma chance clara.

No segundo tempo, o Santos não voltou do intervalo com a mesma intensidade e começou a dar mais espaços para o Grêmio. Logo aos cinco minutos, Everton entrou livre na área, mas chutou prensado e desperdiçou a chance, que não foi perdida pouco tempo depois. Aos nove, no rebote de uma falta na entrada da área, Luan ficou livre com a bola e chutou rasteiro por baixo de Everson para abrir o placar.

O gol gremista foi o suficiente para o Santos entrar em desespero dentro de campo. O time não conseguiu criar uma jogada ofensiva sequer e deu ainda mais espaços para o Grêmio. Nem mesmo as entradas de Uribe, Felipe Jonatan e Lucas Venuto resolveram a situação do time comandado pelo técnico argentino Jorge Sampaoli.

Armado para os contra-ataques, o Grêmio deitou e rolou na Vila Belmiro no segundo tempo. Nos minutos finais, “matou” o Santos com mais dois gols. Aos 41, Pepê tocou para Everton, que se enrolou, mas ainda conseguiu devolver para o companheiro ampliar Nos acréscimos, aos 47, foi a vez do atacante da seleção brasileira deixar o seu em chute rasteiro no canto esquerdo de Everson.

Ficha técnica
Santos 0 x 3 Grêmio
Santos: Everson; Victor Ferraz, Lucas Veríssimo, Luiz Felipe (Felipe Jonatan) e Jorge; Alison, Diego Pituca e Carlos Sánchez (Lucas Venuto); Marinho (Uribe), Eduardo Sasha e Soteldo. Técnico: Jorge Sampaoli.
Grêmio: Paulo Victor; Rafael Galhardo, David Braz, Kannemann e Cortez (Juninho Capixaba); Matheus Henrique, Michel e Luan (Pepê); Alisson, Everton e Diego Tardelli (Thaciano). Técnico: Renato Gaúcho.
Gols: Luan, aos 9, Pepê, aos 41, e Everton, aos 47 minutos do segundo tempo.
Cartões amarelos: Soteldo e Jorge Sampaoli (Santos); Everton, Michel e Diego Tardelli (Grêmio).
Árbitro: Paulo Roberto Alves Júnior (PR).
Renda: R$ 476.877,50.
Público: 10.898 torcedores.
Local: Estádio da Vila Belmiro, em Santos (SP).

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comEsportes

Você quer ficar por dentro das notícias de esportes e receber notificações em tempo real?