Flamengo x Grêmio: quem é melhor, Jorge Jesus ou Renato Gaúcho?

Levantamento mostra o aproveitamento dos dois treinadores nos últimos anos. Os times se enfrentam na noite desta quarta, pela Libertadores

atualizado 23/10/2019 17:14

Alexandre Vidal/Flamengo e Flickr/Grêmio

Por trás da decisão da semifinal da Taça Libertadores da América, na noite desta quarta-feira (23/10/2019), entre Flamengo e Grêmio, existe uma outra rivalidade. Afinal, quem é melhor: Jorge Jesus ou Renato Portaluppi? É difícil comparar a atuação dos dois treinadores, uma vez que esta é a primeira temporada do português em uma equipe brasileira. No primeiro duelo, o empate no marcador em 1 x 1 deixou a questão ainda mais indefinida.

Com grandes performances tanto na beira do campo quanto nos microfones, os dois têm estimulado a disputa e feito provocações. No último domingo (20/10/2019), Jesus respondeu a uma cutucada de Renato Gaúcho. “Alguém disse que eu tenho três títulos. Eu tenho quatorze”, afirmou. Na conta estão duas Supertaças Cândido de Oliveira, uma Saudi Super Cup, três Ligas Portuguesas, seis Taças da Liga de Portugal, uma Taça de Portugal e uma Uefa Intertoto Cup.

Portaluppi não deixou barato e, na entrevista coletiva de terça-feira (22/10/2019), disparou: “O Grêmio tem seis títulos em três anos. O Flamengo não conquistou nada. Eles se encontraram agora”. Renato coloca nessa lista uma Taça Libertadores da América, uma Copa do Brasil, uma Recopa Sul-Americana, dois Campeonatos Gaúchos e uma Recopa Gaúcha. No Fluminense, ele também ganhou uma Copa do Brasil (2007).

De toda forma, é possível comparar os números disponíveis da carreira dos técnicos. Ao total, as equipes treinadas por Jorge Jesus, desde 8 de dezembro de 2003 até hoje, disputaram 687 partidas. Por sua vez, o brasileiro esteve à frente de seus times 457 vezes. Veja abaixo o aproveitamento de cada um:

Confrontos

Se nos números individuais, Jorge Jesus leva vantagem sobre Renato Gaúcho, o retrospecto dos confrontos dos dois times dá vantagem ao tricolor gaúcho. Em toda a série histórica (1967-2019), o Grêmio tem 34 vitórias, contra 28 do rubro-negro e 32 empates. O clube do Rio Grande do Sul também foi o que mais marcou: 121 gols, contra 102 do time carioca.

A fim de dar sequência a esses confrontos históricos, os dois se enfrentam na noite desta quarta-feira (23/10/2019) pela 95ª vez. O vencedor buscará aumentar seu número de títulos, em 23 de novembro, no Chile, contra o River Plate.

Vídeos
Últimas notícias