Grêmio x Flamengo: o que falaram Renato Gaúcho e Jorge Jesus após jogo

Os treinadores deixaram o duelo de ida pelas semifinais da Libertadores satisfeitos com o que viram. Partida de volta será no próximo dia 23

LUCAS UEBEL/GREMIO FBPA e Alexandre Vidal / FlamengoLUCAS UEBEL/GREMIO FBPA e Alexandre Vidal / Flamengo

atualizado 03/10/2019 15:05

Os técnicos Renato Gaúcho e Jorge Jesus trocaram farpas via imprensa às vésperas do encontro de Grêmio e Flamengo pela semifinal da Copa Libertadores. Experientes, ambos travaram uma guerra psicológica antes de entrar em campo, mas recuaram na semana final e chegaram a “anunciar” uma trégua. Após o resultado de 1 x 1 nessa quarta-feira (02/10/2019), os comandantes evitaram polêmicas, mas deixaram a Arena em Porto Alegre confiantes na classificação à final em 23 de outubro.

A seguir, veja os principais trechos das entrevistas coletivas de Renato Gaúcho e Jorge Jesus na madrugada desta quinta-feira (03/10/2019).

Renato Gaúcho:
Primeiro tempo
“A equipe assistiu muito ao Flamengo jogar no primeiro tempo e essa não é nossa maneira. Até porque estávamos sem quatro jogadores. Mas, mesmo assim, o Flamengo dominou o primeiro tempo. O Flamengo foi muito melhor no primeiro tempo, o Grêmio não viu a bola no primeiro tempo. O Flamengo perdeu a grande chance de praticamente garantir a classificação dele aqui.”

Segundo tempo
“No nosso melhor momento na partida, o Flamengo fez o gol. Mesmo assim continuamos lutando, reagindo, tivemos algumas oportunidades e chegamos ao gol de empate. Acredito que, pelo nosso segundo tempo, esteve de bom tamanho o resultado. Para a gente, pelo que aconteceu durante o jogo, ficou de bom tamanho o 1 x 1.”

Vantagem do Flamengo
“Gostaria de lembrar para algumas pessoas que o jogo não acabou. Contra o Palmeiras, a situação era ainda pior, perdemos em casa [1 x 0]. Lá, no Maracanã, o Flamengo é o favorito, mas tem mais 90 minutos e o jogo não acabou.”

No Maracanã
“O Grêmio gosta de jogar no Maracanã. A gente vai continuar tendo respeito pelo time do Flamengo, pela torcida do Flamengo, mas tem mais 90 minutos. A gente sabe que o Palmeiras e o Flamengo têm os melhores plantéis do Brasil, gastaram para isso. O Grêmio eliminou o Palmeiras, agora tem o Flamengo. Primeiro jogo 1 x 1, eles têm, sim, a vantagem. Começa o jogo e o Flamengo está classificado com o 0 x 0, mas o Grêmio não vai jogar tão mal, principalmente o primeiro tempo, no Maracanã, do jeito que jogamos aqui.”

Reforços de Geromel e Jean Pyerre
“Até lá [23 de outubro], a gente pode ter os reforços dos nossos jogadores que estão no departamento médico. O Grêmio está vivo o tempo todo no jogo. Favorito é uma coisa, classificado é outra história.”

VAR
“Os gols anulados foram todos muito bem. É o que eu falo, não existe mulher pouco grávida. Ou está, ou não está. É igual impedimento.”

Preocupação com Maicon
“O Maicon não joga há um mês. Em muitos trabalhos de campo, ele não vinha conseguindo fazer porque estava sentindo dores no joelho. Minha intenção nem era colocá-lo em campo. Lógico que a gente quer o Maicon, mas ele tem que estar bem. E foi até um risco colocá-lo em campo. Se tivesse um resultado a favor do Grêmio, eu não teria colocado.”

Jorge Jesus:
Primeiro tempo
“Quero dar os parabéns aos jogadores do Flamengo. Fizeram, aqui, uma extraordinária exibição, sobretudo nos primeiros 45 minutos. Se a equipe do Grêmio está habituada a jogar para frente, hoje [02/10/2019]) não o fez. Nos primeiros 45 minutos, não deu um chute ao nosso gol. Na patinação artística, a nota é artística. Se hoje houvesse nota artística, sairíamos com uma goleada no Grêmio, mas não é…”

Segundo tempo
“Na primeira parte, praticamente o Flamengo teve 60% de posse bola. Na segunda parte, nos perdemos um pouco. O Gerson e o Arão não perceberam uma mudança de posicionamento e também não me ouviram, eu gritava, mas eles não ouviam. Depois, acertamos. É verdade que o time deles entrou mais um bocadinho na partida, mas como tínhamos previstos, um confronto em dois jogos, não ia ser definido hoje [02/10/2019].”

Arbitragem
“Fizemos quatro gols, só um que valeu. Muita gente tem dúvida, eu não tenho dúvida nenhuma. O árbitro tomou a decisão e ainda bem que é assim. O árbitro toma a decisão. Quando ele tinha alguma dúvida, era contra o Flamengo. Mas ele tem que tomar a decisão. No lance que o jogador entrou no Gerson, ele não teve dúvida. Foi alertado pelo VAR, mas não quis tirar um jogador do espetáculo e prejudicar o jogo. Foi a decisão do árbitro.”

Fair play
“O gol de empate, com o Filipe Luis no chão, a equipe do Grêmio não colocou a bola para fora. E bem, e bem! Acho que fizeram bem. No futebol, temos que ter fair play, respeito pelos colegas, mas eu teria feito o mesmo que os jogadores do Grêmio. Nessa situação, tentou tirar proveito de ter mais um jogador e é o que vamos fazer no futuro.”

Renato Gaúcho
“São dois treinadores que têm opiniões diferentes. Ele tem a dele, eu tenho a minha. Nos cumprimentamos antes do jogo, fomos ao jogo e, a partir daí, mais nada.”

Cansaço do Flamengo
“Não entendo. Aquilo que aconteceu dentro do jogo não teve nada disso. Tivemos uma equipe dinâmica, com domínio do jogo. Quanto a jogadores que podem estar mais fadigados, é normal do jogo. Esse jogo de hoje [02/10/2019] teve uma intensidade muito grande, portanto, quando chegarmos ao próximo jogo, temos vários dias para perceber como a equipe está.”

Jogo da volta
“Na minha opinião, não é determinante o fator casa, mas é importante. Normalmente, uma equipe que joga em casa está mais confortável, ainda mais no Maracanã. No Maracanã, temos uma massa de torcida que empurra o jogador. Esse resultado, teoricamente, é melhor para o Flamengo do que para o Grêmio.”

Classificação

PosTimePÚltimos
jogos
1Flamengo90
D W W W W
2Santos71
D W L W L
3Palmeiras71
D L L L W
4Grêmio65
L W L W W
5Athletico-PR63
W W W D W
6São Paulo60
D D W L W
7Corinthians56
D L W L W
8Internacional54
D D L W L
9Fortaleza50
W D W W D
10Goiás49
D W W L L
11Bahia49
D L D W D
12Atlético-MG48
D L D W W
13Vasco48
D D L W D
14Fluminense43
D W W D D
15Botafogo42
L W W L L
16Ceará38
L D L D L
17Cruzeiro36
D L L L L
18CSA32
L L W L L
19Chapecoense31
W W L L W
20Avaí19
D L L D L
Últimas notícias