metropoles.com

De Gea perde pênalti e Villarreal vence título inédito da Liga Europa

O impressionante placar de 11 x 10 nas cobranças, consagrou o goleiro Rulli — que pegou o chute de De Gea — como um dos heróis da vitória

atualizado

Compartilhar notícia

Michael Sohn – Pool/Getty Images
Villarreal Liga Europa
1 de 1 Villarreal Liga Europa - Foto: Michael Sohn – Pool/Getty Images

Cento e vinte minutos não foram suficientes para decidir o campeão da Europa League 2020/21. Empatados em 1 x 1 no tempo normal e na prorrogação, com gols de Gerard Moreno e Cavani, Villarreal e Manchester United levaram a final a disputa de pênaltis. O impressionante placar de 11 x 10 nas cobranças, consagrou o goleiro Rulli — que pegou o chute de De Gea — como um dos heróis da vitória do Villarreal.

Os espanhóis conquistaram título inédito e o mais importante da história do clube de forma invicta. Foram 15 partidas disputadas, 12 vitórias e três empates. Este triunfo leva o Villarreal pela segunda vez direto para a fase de grupos da Champions League. A última ocasião foi em 2008/09, lugar garantido após terminar a La Liga em 2º lugar.

O jogo

Mesmo com menor posse de bola, o Villarreal estava conseguindo ser mais eficiente que o Manchester United, chegar mais vezes no ataque e o primeiro gol saiu do lado dos espanhóis. Aos 29 minutos, Foyth cobrou falta cruzando na frente do gol e o artilheiro Gerard Moreno superou a marcação, se esforçou e mandou de direita para o fundo das redes de De Gea.

No último lance do primeiro tempo, os torcedores espanhóis presentes no estádio tomaram um pequeno susto. Greenwood avançou pela direita e cruzou forte. Albiol foi bem no lance, impediu que a bola chegasse em um atacante do United, mas desviou meio sem jeito na direção do gol. O goleiro Rulli estava ligado e agarrou ela com carinho.

Depois da parada do intervalo, os Red Devils chegaram ao gol de empate aos 9 minutos. Shaw bateu escanteio pela esquerda, a zaga do Villarreal cortou, mas a bola sobrou com Rashford. O inglês tentou a finalização, a redonda desviou e caiu nos pés de Cavani e o matador não perdoou.

Na altura dos 24 minutos, o United perdeu duas chances impressionantes de tomar a frente do marcador. Na primeira, Rashford recebeu o cruzamento livre na área, dominou e caprichou, mas acabou mandando para a linha de fundo.

No instante seguinte, Luke Shaw chutou sem direção e Cavani meteu a cabeça na bola no meio do caminho e ia surpreendendo a zaga espanhola, porém Pau Torres estava bem posicionado e conseguiu tirar, também de cabeça.

Os 90 minutos terminaram em 1 x 1 e a decisão seguiu para a prorrogação. Nos 30 minutos extras, nada alterou o placar e o definição do campeão foi para os pênaltis.

Pênaltis

O Villarreal abriu as cobranças com Gerard Moreno mandando goleiro para um lado, bola para o outro. Mata também guardou a primeira do Manchester United, tirando por pouco do alcance de Rulli. Em seguida, Raba bateu a segunda com força, também deslocando De Gea. O brasileiro Alex Telles foi o segundo batedor do United, igualando tudo mais uma vez, 2 x 2.

Alcácer arriscou a terceira cobrança e fez a bola passar por baixo das mãos de De Gea, quase matando a torcida espanhol do coração. Na sequência, a batida de Bruno Fernandes foi muito parecida com a anterior e também morreu no fundo das redes. Alberto Moreno foi o próximo escolhido de Unai Emery e não desperdiçou, 4 x 3. Rashford pegou a 4ª bola e, com muita categoria, empatou.

Parejo guardou o quinto e último, deixando a responsabilidade nas mãos de Rulli e nos pés de Cavani. Artilheiro nato, o uruguaio manteve a disputa viva, 5 x 5. No início das cobranças alternadas, Moi Gómez balançou a rede para o Villarreal. Na vez do outro brasileiro, Fred, foi preciso para mandar a bola na bochecha da rede. Rulli ainda foi na bola, mas não alcançou.

Albiol, capitão dos espanhóis, bateu com categoria invejável, também mandando De Gea para um lado e a redonda para o outro. James fez a mesma coisa na sua vez, 7 x 7. Depois, Coquelin caprichou a mandou no ângulo a sua cobrança. Rulli quase encerrou a disputa quando Luke Shaw bateu e ele chegou a tocar na bola, mas não impediu que ela entrasse no gol.

Gaspar finalizou forte e no meio, quase parando em De Gea, mas conseguiu converter em gol. O zagueiro Tuanzebe bateu com pinta de atacante e ampliou o aproveitamento impressionante nas cobranças: 9 x 9. Pau Torres também não fez feio e guardou o 10º do Villarreal. Na última, decisiva, Lindelof manteve a reputação dos batedores, 10 x 10.

No duelo entre os goleiros, Rulli fez o dele e De Gea bateu muito mal. O guardião espanhol caiu no lado certo e garantiu o título do Villarreal.

Quer ficar por dentro de tudo que rola no mundo dos esportes e receber as notícias direto no seu Telegram? Entre no canal do Metrópoles.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comEsportes

Você quer ficar por dentro das notícias de esportes e receber notificações em tempo real?