metropoles.com

Harry Kane: uma vida dedicada ao Tottenham pode acabar com ida a rival

Com alguns empréstimos no meio do caminho, o inglês marcou uma geração de torcedores do Spurs e amantes da Premier League

atualizado

Compartilhar notícia

Andrew Couldridge – Pool/Getty Images
Tottenham Harry Kane
1 de 1 Tottenham Harry Kane - Foto: Andrew Couldridge – Pool/Getty Images

Harry Kane, 27 anos, dedicou 14 anos da sua vida e da sua carreira como jogador — da formação nas categorias de base até o profissional — às páginas da história do Tottenham. Com alguns empréstimos no meio do caminho, o inglês marcou uma geração de torcedores do Spurs e amantes da Premier League. Esta trajetória está perto do fim.

O atacante virou notícia ao deixar explícita a sua vontade de defender outro clube na próxima temporada. Com contrato para até o fim de junho de 2024, Kane quer ser negociado na próxima janela de transferência, mas não quer parar de disputar a Premier League, e já há possíveis destinos cotados pela imprensa britânica.

Caminhada pelo Spurs

Kane começou no Tottenham ainda na categoria sub-15 e cresceu no clube, mas sua primeira experiência profissional foi no Leyton Orient, em 2010/11. Voltou na temporada seguinte e chegou a jogar seis partidas com o time principal, marcou um gol, e foi emprestado novamente, desta vez para o Millwall. Lá, Harry fez nove gols em 27 jogos, segundo o oGol.

Antes de ter sequência com a camisa dos Spurs passou pelo Norwich City e pelo Leicester na mesmo temporada, em 2012/13, além de ainda ter feito parte da equipe sub-21 do Tottenham na campanha seguinte, quando anotou oito tentos em oito partidas. Depois disso, entrou no time principal e nunca mais saiu.

Daí pra frente ele acumulou prêmios individuais: artilheiro da Premier League em 2015/16 (25 gols) e 2016/17 (29), maior artilheiro do ano de 2017 (56 gols) e Chuteira de Ouro da Copa do Mundo de 2018 (6), que deu a ele um lugar entre os dez candidatos a melhor jogador do mundo naquele ano. Os troféus coletivos, no entanto, só bateram na trave.

Em 2014/15, o Tottenham foi vice-campeão da Copa da Liga Inglesa, na temporada seguinte, o time terminou a Liga Inglesa em 3º lugar, e em 2016/17 foi 2º colocado e semifinalista da Copa da Inglaterra, assim como na campanha de 2017/18, quando também ficou em 3º na Premier League.

Na temporada de 2018/19 foram vice-campeões da Champions League e semifinalistas da Copa da Liga Inglesa, o que se repetiu em 2020/21.

Possíveis destinos

Cientes do desejo de Kane de permanecer na Premier League, Manchester City, Manchester United e Chelsea são os clubes cotados pelo jornal The Sun para brigar por ele. O time de Guardiola seria o favorito entre eles. Ao lado de Phil Foden e Kevin de Bruyne, Harry seria o atacante ideal para o espanhol, e com a saída de Aguero no fim da temporada, o inglês pode ser a opção perfeita para ocupar o espaço que ficará.

No United, o perfil de líder e o nome conhecido de Kane pode significar muita coisa para o trabalho de Ole Gunnar Solskjaer. Com ele e Cavani o norueguês aumenta as chances de conquistar um grande título.

A ida para os Blues é vista como uma controvérsia pela mídia inglesa, mas não é descartada. Por ser um time de Londres, o jogador não precisaria mudar de cidade e isso pode pesar na sua escolha. Além disso, Thomas Tuchel precisa de um matador e deu uma amostra de que pode chegar à finais de competições importantes. Contudo, o fato do Chelsea ser um grande rival do Tottenham torna um pouco improvável que haja sequer uma negociação entre os clubes.

Fora da Inglaterra, o jornal ainda coloca o PSG e o Real Madrid como opções. Em Paris, seria interessante vê-lo atuando com Neymar e Mbappé, e na Espanha poderia formar uma dupla mortal com Karim Benzema.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comEsportes

Você quer ficar por dentro das notícias de esportes e receber notificações em tempo real?