metropoles.com

Campeonato Carioca: onde assistir, regulamento e novidades para 2021

Disputa do Estadual 2021 começa nesta terça-feira, com a partida entre Flamengo x Nova Iguaçu, a partir das 21h30, em novo canal aberto

atualizado

Compartilhar notícia

Reprodução/Twitter Maracanã
Maracanã 3
1 de 1 Maracanã 3 - Foto: Reprodução/Twitter Maracanã

O remodelado Campeonato Carioca 2021 começa nesta terça-feira (2/3) com o duelo Flamengo x Nova Iguaçu, às 21h30. A começar pelo dia do jogo – determinado pela nova detentora do direito de transmissão, a TV Record -, a competição deste ano promete novidades. Serão 15 datas, duas a menos que o ano passado, além de um regulamento bem mais simples.

O novo Cariocão prevê a disputa de apenas um turno, antes das semifinais e finais. A Taça Guanabara será disputada em uma fase, com os quatro primeiros avançando às semifinais. Os dois melhores se enfrentam na decisão do Carioca 2021, em jogos de ida e volta.

As partidas televisionadas em 2021 serão às terças-feiras e sábados, ao contrário do que ocorria com a antiga dona dos direitos – tinha preferência pelas quartas e domingos. Isso porque a TV Record quer usar o Campeonato Carioca para rivalizar a audiência com o BBB21, na Globo, sobretudo em relação ao paredão do reality, na terça.

Veja mais detalhes do Estadual do Rio de Janeiro:

Os 12 times participantes

Bangu, Boavista, Botafogo, Flamengo, Fluminense, Macaé, Madureira, Nova Iguaçu, Portuguesa, Resende, Vasco e Volta Redonda.

O regulamento

A primeira fase do Campeonato Carioca contou com seis clubes. O primeiro colocado (Nova Iguaçu) avançou para a Taça Guanabara. O turno único envolverá 12 clubes, que se enfrentam em jogos apenas de ida. Os quatro melhores se classificam à semifinal, e os dois vencedores se enfrentam na final do campeonato. A partir da semi, os duelos são de ida e volta.

A Taça Rio em 2021 será uma espécie de “prêmio de consolação”. Ela envolverá apenas os clubes que ficarem de 5º a 8º colocado na Taça Guanabara. Eles irão se enfrentar em sistema de mata-mata, com jogos de ida e volta, para definir as posições.

O último colocado da Taça Guanabara será rebaixado para a Série A2 do Campeonato Carioca.

Estádios

Em 2021, os times pequenos do Rio terão a chance de jogar em seus estádios. Há duelos previstos para o Eduardo Guinle (Nova Friburgo), Raulino de Oliveira (Volta Redonda), Laranjão (Nova Iguaçu), Bacaxá (Saquarema), Conselheiro Galvão (Madureira), Luso-Brasileiro (Ilha do Governador), Trabalhador (Resende) e Moça Bonita (Bangu).

Há, no entanto, impasse sobre a utilização desses espaços em jogos que envolvem os times grandes. Até o início do Estadual, somente dois duelos com times grandes fora de casa têm locais confirmados: o Fluminense joga contra o Resende no Maracanã (1ª rodada) e o Vasco enfrenta o Volta Redonda no Raulino de Oliveira (2ª rodada).

Artilharia

A bola começa a rolar no grupo principal nesta terça-feira, mas a fase preliminar já iniciou a busca pela artilharia. Até o momento, os atacantes Alexandro, do Sampaio Corrêa, e Gustavo Coutinho, da Cabofriense, despontam com 4 gols.

Eles, porém, devem ser superados rapidamente, já que não atuam mais no Cariocão 2021, uma vez que os seus times já estão eliminados.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comEsportes

Você quer ficar por dentro das notícias de esportes e receber notificações em tempo real?