Campeonato Carioca: onde assistir, regulamento e novidades para 2021

Disputa do Estadual 2021 começa nesta terça-feira, com a partida entre Flamengo x Nova Iguaçu, a partir das 21h30, em novo canal aberto

atualizado 01/03/2021 20:40

Reprodução/Twitter Maracanã

O remodelado Campeonato Carioca 2021 começa nesta terça-feira (2/3) com o duelo Flamengo x Nova Iguaçu, às 21h30. A começar pelo dia do jogo – determinado pela nova detentora do direito de transmissão, a TV Record -, a competição deste ano promete novidades. Serão 15 datas, duas a menos que o ano passado, além de um regulamento bem mais simples.

O novo Cariocão prevê a disputa de apenas um turno, antes das semifinais e finais. A Taça Guanabara será disputada em uma fase, com os quatro primeiros avançando às semifinais. Os dois melhores se enfrentam na decisão do Carioca 2021, em jogos de ida e volta.

As partidas televisionadas em 2021 serão às terças-feiras e sábados, ao contrário do que ocorria com a antiga dona dos direitos – tinha preferência pelas quartas e domingos. Isso porque a TV Record quer usar o Campeonato Carioca para rivalizar a audiência com o BBB21, na Globo, sobretudo em relação ao paredão do reality, na terça.

Veja mais detalhes do Estadual do Rio de Janeiro:

Os 12 times participantes

Bangu, Boavista, Botafogo, Flamengo, Fluminense, Macaé, Madureira, Nova Iguaçu, Portuguesa, Resende, Vasco e Volta Redonda.

O regulamento

A primeira fase do Campeonato Carioca contou com seis clubes. O primeiro colocado (Nova Iguaçu) avançou para a Taça Guanabara. O turno único envolverá 12 clubes, que se enfrentam em jogos apenas de ida. Os quatro melhores se classificam à semifinal, e os dois vencedores se enfrentam na final do campeonato. A partir da semi, os duelos são de ida e volta.

A Taça Rio em 2021 será uma espécie de “prêmio de consolação”. Ela envolverá apenas os clubes que ficarem de 5º a 8º colocado na Taça Guanabara. Eles irão se enfrentar em sistema de mata-mata, com jogos de ida e volta, para definir as posições.

O último colocado da Taça Guanabara será rebaixado para a Série A2 do Campeonato Carioca.

Estádios

Em 2021, os times pequenos do Rio terão a chance de jogar em seus estádios. Há duelos previstos para o Eduardo Guinle (Nova Friburgo), Raulino de Oliveira (Volta Redonda), Laranjão (Nova Iguaçu), Bacaxá (Saquarema), Conselheiro Galvão (Madureira), Luso-Brasileiro (Ilha do Governador), Trabalhador (Resende) e Moça Bonita (Bangu).

Há, no entanto, impasse sobre a utilização desses espaços em jogos que envolvem os times grandes. Até o início do Estadual, somente dois duelos com times grandes fora de casa têm locais confirmados: o Fluminense joga contra o Resende no Maracanã (1ª rodada) e o Vasco enfrenta o Volta Redonda no Raulino de Oliveira (2ª rodada).

Artilharia

A bola começa a rolar no grupo principal nesta terça-feira, mas a fase preliminar já iniciou a busca pela artilharia. Até o momento, os atacantes Alexandro, do Sampaio Corrêa, e Gustavo Coutinho, da Cabofriense, despontam com 4 gols.

Eles, porém, devem ser superados rapidamente, já que não atuam mais no Cariocão 2021, uma vez que os seus times já estão eliminados.

Vídeos
Últimas notícias