metropoles.com

Camarões e Nigéria avançam em rodada sem zebras nas Eliminatórias Africanas

Angola caiu diante da favorita África do Sul e já está fora da disputa para a Copa do Mundo de 2018

atualizado

Compartilhar notícia

Danilo Borges/ Portal da Copa
Costa do Marfim
1 de 1 Costa do Marfim - Foto: Danilo Borges/ Portal da Copa

A zebra passou longe das duas primeiras partes da rodada desta terça-feira (17/11) das Eliminatórias da África para a Copa do Mundo de 2020. Após a realização de 11 jogos de volta dos confrontos de mata-mata, todos os favoritos avançaram. Dos times que ficaram pelo caminho, o mais relevantes é Angola, que disputou a Copa do Mundo de 2006 e caiu diante da África do Sul

Em Yaoundé, Camarões segurou o empate em 0 a 0 com Níger e avançou porque havia ganhado por 3 a 0 fora de casa. Gana aproveitou o gol mal anulado de Comores na ida, quando o jogo terminou empatado por 0 a 0, ganhou por 2 a 0 em seus domínios e também avançou à terceira fase. Ayew, do Aston Villa, e Mubarak, dos Las Palmas, fizeram os gols.

Depois de empatar sem gols fora de casa contra a Suazilândia, a Nigéria aproveitou o fator casa, fez 2 a 0 e se classificou. O Egito de Hector Cúper teve vida mais fácil, goleou Chade por 4 a 0, reverteu a derrota por 1 a 0 na ida, e foi mais um favorito a avançar. Koka, do Braga de Portugal, fez dois gols.

Em Durban, a África do Sul fez 1 a 0 em Angola, num gol contra de Manucho Dinis, chegou a 4 a 0 no agregado, e venceu com facilidade o confronto que parecia ser o mais parelho desta fase A Tunísia fez 2 a 1 na Mauritânia, repetiu o resultado da ida, e se classificou sem problemas. Já a Costa do Marfim, sem Drogba, contou com dois gols de Giovanni-Guy Yann Sio, do Rennes, para ganhar da Libéria por 3 a 0, alcançando 4 a 0 no agregado.

Dos times que tinham o direito de mandar a partida de volta em casa, porque têm melhor ranking, o único eliminado foi Ruanda, que levou 3 a 1 da Líbia, equipe comandada pelo espanhol Javier Clemente. Já o Congo se classificou ao ganhar em casa de Etiópia por 2 a 1.

Nesta fase das Eliminatórias, 40 times jogam 20 confrontos mata-mata. As equipes que avançarem serão divididas em cinco grupos de quatro. Os campeões de cada chave disputarão a próxima Copa do Mundo. Gabão, Zâmbia, Guiné, República Democrática do Congo, Uganda e Marrocos já haviam se classificado. Dos países que recentemente jogaram a Copa, só Togo ficou pelo caminho, eliminado por Uganda.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comEsportes

Você quer ficar por dentro das notícias de esportes e receber notificações em tempo real?