metropoles.com

Brasília, Flamengo, Real e… Tóquio: Reinier vai à primeira Olimpíada

Nascido em Brasília, o meio-campista cresceu respirando futebol e com uma bola nos pés e é uma peças de Jardine rumo ao ouro no Japão

atualizado

Compartilhar notícia

Srdjan Stevanovic/Getty Images
Reinier Seleção Olímpica
1 de 1 Reinier Seleção Olímpica - Foto: Srdjan Stevanovic/Getty Images

O brasiliense Reinier, ex-Flamengo, estará em Tóquio para representar o Brasil e capital federal nos Jogos Olímpicos de 2020. Na última edição, em 2016, no Rio de Janeiro, a Seleção Brasileira também tinha um candango no elenco, Felipe Anderson, que ajudou o país a conquistar a inédita medalha de ouro.

Reinier foi vendido para o Real Madrid em janeiro de 2020 e está emprestado ao Borussia Dortmund desde a última temporada. Nascido em Brasília, o meio-campista cresceu respirando futebol e com uma bola nos pés. Em 2019, seu primeiro ano como profissional, venceu os títulos da Libertadores e Brasileirão pelo Flamengo, onde cresceu nas categorias de base.

0

Mauro Carvalho, pai de Reinier, foi jogador profissional de futsal e o guiou na direção do esporte. Aos 7 anos, quando a joia do Flamengo ainda era lapidada, o garoto começou a treinar na escolinha do Brasília Futebol Academia, no clube da CAESO (Caesb Esportiva e Social).

Ecio Anttunes foi o treinador dele na ocasião e revelou ter o testado em posição diferente da que ele joga hoje. “Eu o colocava de segundo volante pela qualidade de passe que ele tem. Mas ele sempre queria fazer gols e largava a defesa para atacar”, recorda.

“Chegava fácil no gol adversário. Vinha de traz com muita intensidade e qualidade técnica. Sempre foi acima da média e capitão do time. Sempre achei que fosse chegar longe”, garante Ecio.

Dois anos depois, Reinier começou a jogar no time de futsal do Vasco e toda a família partiu para o Rio de Janeiro com ele. Nas quadras, ele passou pelo cruzmaltino, Botafogo e Fluminense. Só migrou para o gramado quando foi para o Flamengo, time do coração dele e dos familiares. Com a camisa rubro-negra, o meio-campista conquistou títulos desde as categorias de base.

Com a amarelinha

Reinier defende a Seleção Brasileira desde novo. Disputou o Sul-Americano Sub-15 de 2017 e Sub-17 de 2019. Ele ajudou a Seleção Olímpica a conquistar vaga nos Jogos de Tóquio e integra o elenco que vai defender a medalha de ouro no Japão.

Na última quinta-feira (15/7), no último amistoso antes do embarque para a capital japonesa, contra os Emirados Árabes, o meia fez um dos gols da vitória por 5 x 2. O Brasil estreia na Olimpíada no próximo dia 22, quinta-feira, às 8h30, horário de Brasília, diante da Alemanha, fazendo a reedição da final dos Jogos do Rio-2016.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comEsportes

Você quer ficar por dentro das notícias de esportes e receber notificações em tempo real?