metropoles.com

Brasil caiu nas quartas de final em um terço das Copas do Mundo

A derrota para França, em 1986, foi uma das mais traumáticas. Ela sepultou a esperança de uma geração que brilhava quatro anos antes

atualizado

Compartilhar notícia

Kevin C. Cox/Getty Images
neymar seleção brasileira suíça
1 de 1 neymar seleção brasileira suíça - Foto: Kevin C. Cox/Getty Images

As quartas de final costumam ser a fase mais traiçoeira da Copa do Mundo para a Seleção Brasileira. Desde 1930, o time deixou o Mundial nessa etapa em 1954, 1986, 2006 e 2010 — ou seja, em 1/3 das vezes. Em 1982, a “tragédia do Sarriá”, como ficou conhecida a derrota do Brasil para a Itália na Espanha, foi em um triangular anterior à fase semifinal — sendo, portanto, equivalente às quartas.

A derrota para França, em 1986, foi uma das mais traumáticas. Ela sepultou a esperança de uma geração que começara a brilhar quatro anos antes com Zico, Sócrates, Falcão e Júnior. Vinte anos depois, a queda na Copa do Mundo da Alemanha veio com uma Seleção de estrelas que não funcionou como time. A equipe tinha Ronaldinho Gaúcho, Kaká, Ronaldo e Adriano Imperador, grupo que ficou conhecido como “quadrado mágico”. Mas em uma competição marcada por erros na preparação e atuações displicentes, o Brasil caiu diante da França, em gol de Thierry Henry.

Na África do Sul, em 2010, o time comandado pelo técnico Dunga vinha com uma campanha sólida. Encerrou o primeiro tempo diante da Holanda em vantagem, mas sofreu dois gols em 15 minutos na etapa final e se despediu sem deixar saudades.

Em 1954, o Brasil perdeu para Hungria na partida que ficou conhecida como “Batalha de Berna”. As seleções eram as mais fortes à época. O Brasil era vice-campeão do mundo; a Hungria de Kócsis e Puskás era a sensação da Europa. Os europeus ganharam por 4 x 2 e, depois, uma briga generalizada envolveu os 22 jogadores dentro de campo.

As quartas de final também são uma barreira para a Bélgica, que só foi superada uma vez, em 1986. Eles caíram na semifinal contra a Argentina.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comEsportes

Você quer ficar por dentro das notícias de esportes e receber notificações em tempo real?