metropoles.com

Atual campeã, França tem Polônia, de Lewa, pela frente nas oitavas

Buscando vaga nas quartas, França conta com retrospecto e Mbappé para derrotar a Polônia de Lewandowski

atualizado

Compartilhar notícia

Alex Livesey – Danehouse/Getty Images e Stefan Matzke – sampics/Corbis via Getty Images
Mbappé-Lewandowski-Copa do Mundo
1 de 1 Mbappé-Lewandowski-Copa do Mundo - Foto: Alex Livesey – Danehouse/Getty Images e Stefan Matzke – sampics/Corbis via Getty Images

Após Holanda e Argentina se classificarem para as quartas de final, chegou a vez de duas grandes seleções lutarem por uma vaga na próxima etapa da Copa do Mundo: França e Polônia. As equipes europeias entram em campo neste domingo (4/12), com Mbappé de um lado e Lewandowski do outro.

A atual campeã mundial entra como favorita do confronto, principalmente depois de vencer com propriedade a Austrália e a Dinamarca na fase de grupos. Apesar de terem perdido para a Tunísia com o time reserva, o elenco comandado por Didier Deschamps mostrou que tem peças além de Kylian Mbappé para movimentar o jogo.

O atacante Antoine Griezmann e o jovem meia Aurelien Tchouameni são nomes que têm mostrado que a equipe francesa não é time de um homem só e devem ser responsáveis por dificultar o duelo para os rivais.

Por outro lado, a Polônia demonstra que chega mais baqueada para a partida. Após garantirem vaga no Mundial pela repescagem, os poloneses empataram com o México em pontos na classificação e terminaram a fase de grupos com uma derrota de 2 x 0 para a Argentina, na qual o desempenho da equipe foi bem abaixo do esperado.

Mesmo assim, o craque Lewandowski foi responsável por marcar metade dos gols da equipe até o momento e deve ser o guia da Polônia para a vitória. Além dele, o meia Zielinsk é outro jogador que tem sido importante para o time e pode movimentar o campo em busca da classificação para as quartas.

O duelo

São 16 confrontos entre os dois adversários, contando com amistosos e jogos oficiais. Desse total, o cenário é favorável para a França, afinal são oito vitórias francesas, cinco empates e três triunfos poloneses.

A última vez que a Polônia comemorou uma derrota do rival, inclusive, ocorreu há mais de 40 anos, quando o time goleou os Bleus por 4 x 0, em amistoso, no ano de 1982.

No Mundial que aconteceu nesse mesmo ano, foi a primeira e única vez que os dois se enfrentaram até o hoje. Os poloneses venceram, e esperam repetir o feito no Catar para garantir a continuidade da equipe na competição.

França e Polônia se enfrentam neste domingo, às 12h, no estádio Al Thumama. A transmissão será feita por TV Globo, SporTV, Globoplay e Fifa+.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comEsportes

Você quer ficar por dentro das notícias de esportes e receber notificações em tempo real?