Arsenal tem sala sensorial em estádio para torcedores com autismo

Iniciativa foi criada em 2015 no Sunderland e outros clubes de vários países aderiram à ideia, que também estará presente na Copa de 2022

atualizado 28/10/2021 18:12

Getty Images

O futebol também é inclusão. Pensando nisso, o Arsenal criou uma sala sensorial no Emirates Stadium para que torcedores autistas possam acompanhar às partidas dos Gunners.

A ideia foi aprovada como louvor nas redes sociais e um torcedor compartilhou a experiência que viveu com seu filho autista no estádio do time inglês.

O torcedor contou que seu filho pediu para ir ao estádio, mas quando chegaram no Emirates, a criança se assustou com o barulho gerado por cerca de 50 mil pessoas. O pai já estava se dirigindo para fora do estádio no intervalo da partida quando foi abordado por um staff do clube inglês, que os levou para uma sala nas dependências da arena.

Para surpresa dos dois, a funcionária do estádio os levou para a sala sensorial, e lá, pai e filho puderam acompanhar o restante da partida, transformando a experiência em “uma grande recordação”, como relata o torcedor.

Ideia

Chamada de The Shippey Campaign, a iniciativa foi criada por um casal inglês fã de futebol e com três filhos autistas. Kate e Peter Shippey tentaram implementar a ideia com o Sunderland, após um de seus filhos desenvolver uma grande afeição pelo futebol, mas não conseguir acompanhar as partidas com os demais torcedores.

Depois de muito apelo popular e muitas conversas com o clube, a sala foi instalada no estádio do Sunderland na temporada 2015/16. A sala passou a abrigar crianças e adultos autistas torcedores do clube e o projeto não parou por aí.

Outros clubes de outros países adotaram a ideia e implementaram o espaço em seus estádios. Times como Rangers (Escócia) e outras equipes inglesas como West Bromwich, Watford e Southampton também compraram a ideia.

E em 2017, o Arsenal, um dos gigantes da Premier League, inaugurou sua sala sensorial. Everton e Liverpool vieram logo a seguir. A campanha também deve estar presente na Copa do Mundo de 2022, no Catar, com uma sala instalada no Khalifa International Stadium.

 

 

Vídeos
Mais lidas
Últimas notícias