metropoles.com

Após se recusarem a jogar em protesto antirracista, Neymar e Mbappé brilham

Com o resultado em Paris, o time francês assumiu a liderança do grupo, com 12 pontos, e será cabeça de chave no sorteio das oitavas de final

atualizado

Compartilhar notícia

Julien Mattia/Anadolu Agency via Getty Images
Jogadores de PSG e Istanbul Basaksehir protestam
1 de 1 Jogadores de PSG e Istanbul Basaksehir protestam - Foto: Julien Mattia/Anadolu Agency via Getty Images

A partida entre PSG e Istanbul Basaksehir, adiada de terça para esta quarta-feira (9/12) após acusação de racismo, terminou com show do time francês. O brasileiro Neymar comandou a goleada por 5 x 1 – marcou três gols – e ajudou a equipe a terminar a fase de grupos na liderança do grupo H.

Curiosamente, dois dos personagens mais marcantes na partida histórica em que jogadores de ambas as equipes abandonaram o gramado em protesto contra o racismo foram os destaques. Além de Neymar, Mbappé brilhou com dois gols gols. A dupla teve papel marcante na suspensão do jogo na terça, quando se recusou a jogar na presença do 4º árbitro romeno, Sebastian Colţescu, acusado de racismo.

O duelo no Parque dos Príncipes também teve em campo o senegalês Demba Ba. Ele foi o líder do protesto antirracista no jogo na terça e ganhou uma oportunidade no 2º tempo.

Com o resultado em Paris, o PSG assumiu a liderança do grupo, com 12 pontos, e será cabeça de chave no sorteio das oitavas de final da Champions. Já o Basaksehir permanece com três pontos, na lanterna do grupo.

Protesto

Antes da partida ser reiniciada a partir dos 13 minutos do primeiro tempo, os jogadores protagonizaram mais um protesto. Eles foram até o centro do gramado e, juntos, se ajoelharam com o braço erguido. O gesto ficou famoso no movimento “Black Lives Matter” (Vidas negras importam).

Toda a arbitragem do jogo foi substituída pela Uefa, com exceção dos juízes do VAR. De acordo com a entidade, uma investigação rigorosa sobre o fato ocorrido na terça está em curso.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comEsportes

Você quer ficar por dentro das notícias de esportes e receber notificações em tempo real?