Abel Ferreira estreia: as metas e os desafios do português no Palmeiras

Novo treinador faz primeira partida pelo alviverde paulista. Time enfrenta o Bragantino no jogo de volta das oitavas da Copa do Brasil

atualizado 05/11/2020 0:04

Abel Ferreira e Marcos Rocha PalmeirasCesar Greco/SE Palmeiras

O Palmeiras inicia uma nova fase em sua história nesta quinta-feira (5/11). Depois de insistir em treinadores veteranos do futebol brasileiro, o clube paulista dá outra chance a um estrangeiro: Abel Ferreira estreia contra o Bragantino na partida de volta das oitavas da Copa do Brasil e inicia sua trajetória no comando do alviverde.

Desafios

Abel Ferreira é o 23º treinador estrangeiro a comandar o Palmeiras. Porém, o português não deve ter vida sossegada no time paulista. Torcida e diretoria não costumam ter paciência com derrotas. A “turma do amendoim” já infernizou o trabalho de nomes consagrados como Felipão, Mano Menezes e Vanderlei Luxemburgo e não deve aliviar para o estrangeiro.

Quem também sofreu com a corneta da turma foi Ricardo Gareca. O atual treinador da Seleção do Peru foi fritado enquanto comandava o time paulista e teve seu trabalho interrompido no clube em 2016.

Uma outra barreira que Ferreira terá de enfrentar além de quebrar a desconfiança da torcida e dos críticos dentro do próprio clube é a sombra do “Cebolismo”. Andrey Lopes substituiu Luxemburgo e emendou quatro grande vitórias consecutivas. O interino fez um excelente trabalho e agradou a torcida.

Mas apesar do pouco tempo como treinador, o português prometeu fazer o simples e indicou que deve dar sequência no trabalho feito pelo interino. A diretoria já deu provas de que bancará os pedidos do novo comandante e já trouxe o primeiro reforço para Ferreira. O clube fechou com o zagueiro chileno Benjamín Kuscevic e reforçou a retaguarda do alviverde.

Objetivos

Abel Ferreira tem três competições para comandar o Palmeiras na temporada 2020. Além da Copa do Brasil, o Palmeiras se recuperou no Campeonato Brasileiro e tem um caminho considerado mais tranquilo na Libertadores.

No Brasileirão, o time chegou a 28 pontos e ocupa a sétima colocação. Mas o Porco tem um jogo por fazer e pode encostar de vez no pelotão de cima da competição. Caso vença o jogo contra o Vasco, os paulistas podem retornar à disputa por mais um título do certame nacional. Neste fim de semana, a estreia de Abel Ferreira no campeonato é justamente contra os cariocas, no domingo às 16h em São Januário.

Na Libertadores, o Palmeiras pegou um adversário e um trecho até a semifinal menos complicado que seus concorrentes. O time enfrenta o Delfin nas oitavas de final.

E o primeiro desafio de Ferreira será nesta quinta-feira (5/11): sacramentar a classificação da equipe às quartas de final da Copa do Brasil. O alviverde conquistou uma grande vitória no jogo de ida por 3 x 1 e joga para administrar a vantagem. Veja as informações da partida:

Ficha Técnica:
Escalações (prováveis):
Palmeiras: Weverton; Gabriel Menino, Luan, Gustavo Gómez e Matías Viña; Felipe Melo, Zé Rafael e Raphael Veiga; Wesley, Rony e Luiz Adriano. Técnico: Abel Ferreira
RB Bragantino: Cleiton; Aderlan, Léo Ortiz, Ligger e Edimar; Ryller, Lucas Evangelista, Claudinho; Artur, Ytalo e Bruno Tubarão. Técnico: Maurício Barbieri
Data: Quinta-feira (5/11)
Horário: 19h
Local: Allianz Parque, em São Paulo
Transmissão: Premiere

Vídeos
Últimas notícias