F1: na Holanda, Lando Norris tenta segunda vitória da McLaren no ano
Lando Norris garantiu a pole e largará em primeiro George Russell e Kimi Antonelli completam as três primeiras posições do grid de largada

O Grande Prêmio da Holanda da Fórmula 1 acontece neste domingo (23/8), às 10h (horário de Brasília) e com a McLaren na frente. Lando Norris garantiu a pole position nesse sábado (21/8) e largará na primeira posição do grid. Em Zandvoort, o inglês tenta a segunda vitória sua e da equipe na temporada.
George Russell e Kimi Antonelli, ambos da Mercedes, completarão as três primeiras posições, enquanto o brasileiro Gabriel Bortoleto começa da 9ª colocação.
Veja o grid de largada:
THE STARTING GRID FOR THE 2026 DUTCH GRAND PRIX 👇#F1 #DutchGP pic.twitter.com/yO69YvsD87
— Formula 1 (@F1) August 22, 2026
Na Holanda, Lando Norris também tenta a sua segunda vitória consecutiva, visto que venceu a última corrida antes da pausa de verão. Na Hungria, superou Max Verstappen e Kimi Antonelli.
Por sua vez, Gabriel Bortoleto tenta ficar na zona de pontuação pela quarta vez na temporada. O brasileiro pontuou na Austrália (9°), Grã-Betanha (8°) e Bélgica (8°).
Despedida de Zandvoort
A corrida em Zandvoort neste domingo (22/8) também marcará a sua despedida, visto que não estará no calendário da próxima temporada.
A saída da F1 está relacionada a questões financeiras e ao modelo de negócios da etapa. O circuito não recebe subsídios ou apoio financeiro do governo holandês e depende exclusivamente de patrocinadores privados e da venda de ingressos para viabilizar a realização do evento.
Zandvoort estreou na Fórmula 1 em 1952 e permaneceu no calendário, ainda que com algumas interrupções, até 1985. Depois de 36 anos sem receber corridas da categoria, retornou em 2021. Nesse sábado (21/8), teve a sua primeira corrida sprint de sua história.
Situação do campeonato
O campeonato de pilotos da Fórmula 1 é liderado por Kimi Antonelli, com 224 pontos. Lewis Hamilton, com 171, e George Russel, com 168, completam as três primeiras posições. Pole position na Holanda, Lando Norris é 5°, com 134.
O brasileiro Gabriel Bortoleto está na 14ª colocação com 10 de pontuação.



