Inscreva-se no canal MetrópolesTV no YouTube
Esportes

F1: Russell conquista pole da Sprint na Holanda; Bortoleto fica em 9º

Britânico superou Norris por 0s041 em Zandvoort, enquanto brasileiro da Audi avançou ao SQ3 e larga na nona posição

21/08/2026 13:13
Rudy Carezzevoli/Getty Images
George Russel vence Grande Prêmio da Áustria de Fórmula 1

George Russell colocou a Mercedes na pole da Sprint do GP da Holanda nesta sexta-feira (21/8), em Zandvoort. Com 1min11s567, o britânico bateu Lando Norris por apenas 0s041 e garantiu a primeira posição para a corrida deste sábado (22/8), enquanto Gabriel Bortoleto terminou em nono após avançar ao SQ3.

Norris dividirá a primeira fila com o britânico da Mercedes, com Charles Leclerc e Oscar Piastri logo atrás. Kimi Antonelli completa o top 5. Para o brasileiro, o nono lugar representa a melhor posição de largada em uma Sprint na carreira.

F1: Russell conquista pole da Sprint na Holanda; Bortoleto fica em 9º - destaque galeria
3 imagens
Gabriel Bortoleto esteve na pista do Bahrein.
F1: Russell conquista pole da Sprint na Holanda; Bortoleto fica em 9º - imagem 3
F1: Russell conquista pole da Sprint na Holanda; Bortoleto fica em 9º - imagem 1
1 de 3

Joe Portlock/Getty Images
Gabriel Bortoleto esteve na pista do Bahrein.
2 de 3

Gabriel Bortoleto esteve na pista do Bahrein.

Reprodução / Instagram / Audi F1
F1: Russell conquista pole da Sprint na Holanda; Bortoleto fica em 9º - imagem 3
3 de 3

SQ1

A primeira fase teve a pista evoluindo rapidamente em Zandvoort. Russell, Leclerc e Norris se alternaram na ponta antes de os principais pilotos registrarem suas voltas definitivas.

A disputa pela segunda etapa ficou apertada no fim da sessão. Fernando Alonso, Sergio Pérez, Valtteri Bottas, Lance Stroll, Carlos Sainz e Oliver Bearman foram eliminados.

Entre no canal de WhatsApp do Metrópoles

Bortoleto, por outro lado, não precisou correr riscos na reta final. O brasileiro chegou a ocupar a quinta posição e fechou o SQ1 em nono.

SQ2

Piastri começou o SQ2 na frente, com 1min12s026, e manteve a McLaren como referência durante boa parte da sessão. Norris também apareceu entre os primeiros, enquanto Mercedes e Ferrari disputaram as posições seguintes.

Bortoleto deixou a garagem apenas nos minutos finais e tinha uma única tentativa para garantir a vaga. Com 1min12s786, o brasileiro terminou em oitavo e avançou.

Hülkenberg não conseguiu acompanhar o companheiro de equipe. O alemão marcou 1min13s616 e ficou em 14º, enquanto Lawson, Tsunoda, Colapinto, Ocon e Albon também foram eliminados.

SQ3

Com pneus macios, a disputa pela pole teve apenas uma tentativa para cada piloto. Norris abriu com 1min11s608, mas Russell respondeu imediatamente e assumiu a liderança por 41 milésimos.

Leclerc ficou em terceiro, Piastri em quarto e Antonelli em quinto. Verstappen terminou em sexto, à frente de Hamilton e Gasly.

Bortoleto fechou sua participação com 1min12s583 e chegou a aparecer em sétimo na classificação. No resultado final, o brasileiro ficou em nono.